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A Peregrinação


"Al-Hadj", ou seja, a peregrinação, è conforme Deus Supremo revelou:

"É dever para com Deus dos seres humanos que estão em condição de empreendê-la, a peregrinação à Casa (Caaba); e aquele que abjurar, saiba que Deus pode se desfazer de todas as criaturas".

Alcorão Sagrado (C. 3, Versículo 97).

A peregrinação é a expressão de um todo dos rituais e conceitos religiosos e é um conjunto de aplicações e ditames... organizados para determinada época e local, a fim de encorporar o significado de seu culto e prática educativa no que diz respeito à construção da personalidade do muçulmano, o qual passará a agir de acordo com a sua disposição e estruturação na vida, bem como, quitar a sua importância e destiná-la a Deus.

Portanto, esta prática religioso é como as demais práticas islâmicas, a qual possui seu valor educativo, social e político... pois ela é um Congresso Mundial Islâmico, onde reunem-se os muçulmanos para a adoração, a remissão, o arrependimento, a celebração de Deus, a purificação da alma dos pecados e da desobediência... e realização de novos relacionamentos e conselhos, através da troca de opiniões e diálogos reflexíveis e ideológicos, e unificação do sistema político para a nação islâmica.

O Alcorão Sagrado esclarece o que há em benefícios e alvos humanos na prática da peregrinação, inclusive dos objetivos ritualísticos, quando a ordem de Deus Glorificado foi dada a Abraão (as) fundador da Caaba:

"E proclame às pessoas com a peregrinação; virão a ti homens montados sobre magras montarias, vindos de vales profundos a fim de auferirem benefícios para eles próprios e celebrarem o nome de Deus em dias ativos pelo que Ele os agraciou em reses (sacrifício e abate). Comei pois delas, e alimentai o pobre indigente".

Alcorão Sagrado (C. 22, Versículos 27 e 28).

Assim sendo, todos os rituais islâmicos dão importância para o lado social e oferecem resultados educativos e aplicáveis em prol do benefício individual e de grupos, inclusive, para a realização dos cultos e devoções, que são do direito de Deus, impostos sobre o homem.

 

Extraído do livro: Os Princípios Islâmicos.

 

 


 

 

 
Shawal de 1438





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