Quem Somos
  Nossa Opinião
  Cursos e Visitas
  Turismo Educacional
  Turismo Religioso
  Jornal Assiraj
  Loja Virtual
  Sermões de Sexta-Feira
 Baixe Revistas Grátis
  O Islã em Arquivos
  Livros Virtuais
  Baixe Livros Grátis
  Trabalhos Acadêmicos
 
  Islamismo
  Leia o Alcorão Sagrado
  Princípios Religiosos
  Práticas Religiosas
  Perguntas e Respostas
  Calendário Islâmico
  Aulas de Religião
  Horários das Orações
 
 
SOBRE A VISITA DO AIATOLÁ MOHSEN ARAKI AO BRASIL
por: Marcelo Buzetto
A PALESTINA NÃO É AQUI, NEM FICA EM ISRAEL
por: Salem Nasser
 
  Jurisprudência
  A profecia e os profetas
  O Profeta Muhammad
  Os Imames
  Dia da Ressurreição
  Assuntos Sociais
  A Economia no Islã
  Espaço da Mulher
  Sites Recomendados
  Jesus no Alcorão
 
  Tour Virtual
  Vídeos
  Recitação do Alcorão
  Papéis de Parede
  Proteções de Tela
  Recitação de Súplicas
 
 

cadastre-se para receber
os Informativos.


Email:

 
 

 

 

 

 


23/08 - ASSEMBLEIA DO PARANÁ HOMENAGEIA 60 ANOS DA SBMPR

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) promoveu sessão solene ao final da tarde desta terça-feira (22), conforme proposição do deputado Hussein Bakri (PSD) – filho de imigrantes libaneses – especialmente para comemorar os 60 anos da Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná, considerada um marco institucional da presença islâmica em Curitiba.

Na oportunidade foram homenageadas com ‘menções honrosas’ 51 lideranças e personalidades que têm feito a diferença para o equilíbrio social, econômico, político e religioso dos paranaenses. Bakri ressaltou a importância do ato referindo-se à contribuição dos árabes ao desenvolvimento do estado nas mais diversas áreas.

Compuseram a Mesa diretora dos trabalhos, durante a solenidade, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guto Silva (PSD); o diretor da Fomento Paraná, Omar Sabbag, representando o governador do Estado, Beto Richa; Kamel Mansur, representando  a diretoria da Sociedade Muçulmana do Paraná; Sayed Charif Sayed, autoridade religiosa no Líbano;  Amir Hachem, líder religioso da Mesquita de Curitiba; o presidente da Sociedade Beneficente Muçulmana do Estado do Paraná, Nizar Hachem; o pároco da Igreja Ortodoxa Antioquina São Jorge, Padre Samaan Nasri; além do já mencionado deputado Hussein Bakri.

História de União

Presidida inicialmente por Hussein Omairy, a Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná nasceu movida pelo sentimento de solidariedade e pelo desejo de compartilhar suas tradições, e assinalava já em sua ata de fundação, em 1957, entre outras finalidades, o compromisso de unir os muçulmanos brasileiros e seus descendentes, ajudando os necessitados; de fundar e administrar uma escola para ensino dos idiomas árabe e português, bem como a religião muçulmana; de construir e manter uma Mesquita em Curitiba; de valorizar e promover a arte e a cultura das origens; além de estabelecer pelo convívio social e fraternal a aproximação entre os sócios, especialmente aqueles oriundos dos países árabes e muçulmanos, como nações amigas que são.

A mesquita foi inaugurada em 1972, na Rua Kellers, no Alto do São Francisco, em Curitiba, nas vizinhanças da antiga sede da Sociedade. Para manter a tradição islâmica e a língua árabe para filhos e netos dos imigrantes, 12 anos após o surgimento da Sociedade foi criada a Escola Islâmica do Paraná, também na capital do Estado, com cerca de 60 alunos da comunidade. Atraiu não somente estudantes de Curitiba, mas também de Rio Negro, Ponta Grossa, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Santos, Toledo e Antonina.

As disciplinas ministradas eram Português, Matemática, Estudos Sociais, Árabe, Conhecimentos Gerais e Ciências Naturais. A escola encerrou suas atividades em 1972, tornando-se um lugar de memória, que construiu e fortaleceu os vínculos dos que por ali passaram e auxiliou na manutenção e difusão das tradições e da cultura árabes.

Fonte: Sandra Pacheco - ALEP

 

 

| voltar



 

 

 
Safar de 1439





Acesse a versão Real Paper do Jornal Assiráj
Clique Aqui












 

 

 

inicial | artigos | notícias | contato


2007 Todos os Direitos Reservados - ibeipr.com.br ®
Desenvolvido por Fatcho