Estamos em pleno mês de Shaaban, o oitavo mês do calendário islâmico e aquele que precede o sagrado mês de Ramadhan. Shaaban é um mês de muita excelência e é dedicado ao Líder dos Profetas, Muhammad (S). Ele costumava dizer: “Shaaban é o mês dedicado a mim. Quem quer que observe o jejum durante o meu mês definitivamente irá ao Paraíso”.

Foi relatado pelo Imam Jaafar Assadiq (a.s.) que no início do mês de Shaaban, o Imam Zeinul Abidin (a.s.) reunia seus companheiros e falava a eles: “Ó, meus companheiros, sabeis que mês é esse? É o mês de Shaaban, sobre o qual o Santo Profeta (S) costumava dizer que era dedicado a ele. Então, jejuai durante este mês, por amor ao vosso Santo Profeta (S) e para buscar proximidade em relação ao vosso Criador. Por Allah, em cujas mãos repousa minha alma, eu escutei de meu pai Hussein ibn Ali, que ouviu do Comandante dos Crentes (a.s.), que quem quer que jejue durante Shaaban em amor ao Profeta (S) e para adquirir proximidade a Allah tornar-se-á amigo de Allah e no Dia do Julgamento estará perto d’Ele por Sua graça e o Paraíso estará assegurado a ele”.

Xeique Tussi relatou de Safwan Jammal que o Imam Jaafar Assadiq (a.s.) pediu a ele que encorajasse seus vizinhos e amigos a jejuar no mês de Shaaban. Ele perguntou ao Imam se havia algum significado especial nisso, e o Imam (a.s.) respondeu que quando o mês de Shaaban começava, o Sagrado Mensageiro (S) mandava que anunciassem em Medina que ele desejava que todos estivessem atentos ao fato de Shaaban ser dedicado a ele e que Allah derramaria Sua misericórdia sobre qualquer um que se associasse a ele nesse mês jejuando. O Imam Jaafar Assadiq (a.s.) continuou seu relato dizendo que desde que o Comandante dos Crentes – o Imam Ali (a.s.) – ouviu esse anúncio, ele nunca perdeu um jejum sequer durante o mês de Shaaban e pediu a Allah que nunca perdesse um jejum sequer até o fim de sua vida. O Imam Jaafar Assadiq acrescentou que jejuar nos meses de Shaaban e Ramadhan é um meio de arrependimento e de busca do perdão de Allah.

Praticar o jejum às quintas-feiras de Shaaban também traz grande significado. Foi relatado que o Paraíso é decorado nesses dias e que os anjos pedem a Allah para que perdoe todos os que jejuam nesse dia e que suas preces sejam aceitas. Diz-se, ainda, das narrativas do Profeta (S) que em relação àqueles que jejuam às segundas e quintas-feiras de Shaaban, Allah atende a vinte pedidos nesta vida e vinte pedidos na outra.

Recomenda-se que sejam das esmolas durante esse mês, mesmo que seja o equivalente a metade uma tâmara. Dar esmolas nesse mês favorece o resgate do fogo infernal. A esse respeito, foi narrado que quando o Imam Assadiq (a.s.) foi perguntado sobre os méritos de jejuar no mês de Rajab, ele respondeu: “Por que não me perguntais sobre os benefícios de jejuar durante o mês de Shaaban?”. Então, perguntaram-lhe:”Então, qual será a recompense para aquele que observa o jejum durante um dia em Shaaban, ó, filho do Mensageiro de Allah?”. O Imam, então, respondeu: “A recompensa será o Paraíso. Eu juro por Deus”. O interlocutor, então, perguntou novamente: “Quais as melhores ações que podem ser feitas em Shaaban?”. O Imam (a.s.) respondeu: “Dar esmolas e buscar perdão são as melhores ações durante Shaaban. Certamente, se um de vós dá esmolas em Shaaban, Deus Todo-poderoso multiplicará essas esmolas da mesma maneira que vós multiplicais vossos pequenos camelos. Como conseqüência, essas esmolas serão tão altas quanto o Monte Uhud, no Dia da Ressurreição”.