Eis que começou o mês sagrado de Shaaban, sendo que este mês significa “se expandir”, “expandir as bênçãos”. Shaaban é o mês que antecede Ramadã e é conhecido como o período da clemência, da profecia e o mês de Deus. Neste mês o paraíso será concedido pelo mínimo valor.

O ser humano deve ter um encontro e retorno sincero com seu Deus, o Altíssimo. Recordem o que praticaram e pensem no que praticarão. A recordação e o Zikr são recomendações deste abençoado mês, o qual deve ser celebrado por todos nós.

Deus disse no Alcorão Sagrado: “… aos que se recordam muito de Deus e às que se recordam d’Ele, saibam que Deus lhes tem destinado a indulgência e uma magnífica recompensa” (33:35).

O desejo de fazer o bem e a sua frequente prática são o principal segredo para a nossa salvação, pois perguntaram ao Imam Assadeq (A.S.): “Por que estes foram eternizados no inferno? E por que aqueles no paraíso?” O Imam (A.S.) respondeu: “Estes foram eternizados no inferno porque se eles estivessem vivendo na Terra certamente que desobedeceriam a Deus eternamente. E se aqueles vivessem eternamente nesta vida obedeceriam a Deus eternamente”. 

Então, o mês de Shaaban é um mês no qual temos a oportunidade de retornar a Deus e garantir algo para a nossa próxima vida. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Shaaban é meu mês. Que Deus seja piedoso com aquele que me auxiliar no meu mês”.

A pergunta é: como auxiliar e ajudar o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) ao celebrar este mês?

Uma passagem do Imam Ali (A.S.) afirmava que: “A partir do dia que eu ouvi o dito do Mensageiro de Deus nunca mais fiquei sem jejuar nos dias do mês de Shaaban”. 

É evidente que seguir a mensagem do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) e praticar suas recomendações e orientações é a melhor forma de auxiliá-lo e ajudá-lo neste abençoado mês. Se as pessoas desejarem um vínculo especial e direto com o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) devem então aproveitar das oportunidades desse abençoado mês de Shaaban.

Infelizmente algumas pessoas acham que só podem visitar ou saudar o profeta (S.A.A.S.) em Medina pessoalmente. Os peregrinos que vão à Mesquita de Medina diante do túmulo do profeta (S.A.A.S.) que fazem as saudações e pedem a intercessão dele. Será que mesmo sem ir lá o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) está escutando as nossas queixas?

Ó Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), muitas pessoas são de lugares distantes. Não conseguimos nos aproximar de ti mais do que isso. Será que não ficaríamos felizes se ouvirmos a resposta da nossa saudação ao amado por Deus, o selo dos profetas e Mensageiros? Nossas esperanças que você esteja escutando nossas orações serão o auge da nossa satisfação e felicidade.

Então, nós que estamos longe e não temos condições de viajar até Medina, pelo menos temos que saudá-lo de longe. Saibam que a satisfação do profeta está na dedicação das pessoas para com a religião, pois ele (S.A.A.S.)  se dedicou muito ao Islam. O profeta desejava que fossemos pessoas puras, religiosas, saudáveis e de boa conduta. O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dizia: “Shaaban é o mês em que aquele que jejuar um dia dele garantirá o paraíso”.

Ibn Abbas narra sobre o Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) que dizia sobre o mês de Shaaban: “É um mês nobre, é o meu mês, sendo que os carregadores do trono o glorificam e conhecem sua posição. Este é o mês no qual a riqueza dos fiéis se multiplica antes do Ramadan. O paraíso é decorado nele. Ele foi chamado de Shaaban pois nele se espalham as riquezas dos fiéis, e é um mês no qual as recompensas se multiplicam, sendo que a boa ação vale por setenta, e a má ação vale por uma. O pecado é perdoado e a boa ação é aceita. Deus olhará seus jejuadores e seus devotos, e se orgulhará diante dos carregadores do trono”.