Esta quarta-feira, dia 10 de abril no calendário ocidental, é o dia 1o. de Shawwal, data que marca o Eidul Fitr, festejo de fim do Ramadã. Em todo o planeta, os muçulmanos se reuniram nas mesquitas para fazer suas orações e agradecer a Allah pelas bênçãos que concedeu durante os 30 dias de duração do mês do jejum, das orações, das súplicas e das ações beneméritas.

Na mesquita Imam Ali bin Abi Tálib (a.s.), na cidade de Curitiba (PR), o xeique Mohammad Rezaei, líder espiritual da comunidade local, enfatizou o sacrifício feito por todos durante o mês do Ramadã. E lembrou que, uma vez iniciado o décimo mês do calendário islâmico, não se pode, simplesmente, deixar tudo o que foi vivido nos 30 dias anteriores para trás. Ele lembrou que é preciso levar esses ensinamentos para todo o ano, num novo ciclo.

Antes das orações do Eidul Fitr, os crentes depositaram a Zakatul Fitr, ou seja, uma determinada quantia em dinheiro, que fica sob a custódia de uma liderança religiosa. Os recursos coletados junto à comunidade auxiliam na manutenção de atividades de auxílio aos necessitados. Este ano, o valor arbitrado foi de R$ 30,00 por membro da família.