O Jejum

“O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento” – Alcorão Sagrado Capítulo 2 – Versículo 185.

“Açaum”, ou seja, o jejum, é uma das obrigações do culto que Deus Glorificado determinou sobre o Responsável, conforme a Sua revelação:

“Ó crente, o jejum foi vos prescrito, assim como fora prescrito aos que vos antecederam…”.

Alcorão Sagrado (Surat Al-Baqara – V.2, Versículo 183).

E também:

“… e aquele dentre vós que presenciou a Lua Nova deste mês (Ramadan), deverá jejuar, e aquele que se encontrar enfermo ou em viagem, jejuará depois o mesmo número de dias…”.

Alcorão Sagrado (Surat Al-Baqara – C.2, Versículo 185).

O jejum é uma expressão de privar-se de comer, beber e outras adicionais, durante um mês completo, uma vez por ano, desde a madrugada até o crepúsculo, com a intenção de se aproximar de Deus Supremo.

O jejum tem seu papel importantíssimo na educação e no auto controle… no comportamento e na força de vontade, para a preservação da saúde moral e física, afastando-se assim, do mal, da luxúria e da concupiscência, natos no ser humano… e em contraste, cultivar o bem e a caridade, e sentir a dor da fome, a fim de usar de empate para com aqueles que a sentem por causa da pobreza e por falta de recursos, bem como, para sentir a igualdade com os outros jejuadores que compartilham no jejum coletivo naquele mês abençoado de Ramadan.

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) dava uma particular atenção e importância a este grandioso mês, inclusive uma preservação e precaução especiais… e, conta-se que ele dizia:

“Quando entrar o mês de Ramadan, deve-se libertar todo cativo e praticar a caridade para com aquele que pede ajuda”.

E ele falava:

“Aquele que praticou a caridade e o bem neste mês com seu semelhante, tem as devidas boas recompensas na vereda no Dia do Juízo Final”.

E novamente, o Profeta Mohammad (S.A.A.S.) falou:

“De que serve o jejum ao jejuador, se ele não se precaver contra a sua língua, o seu ouvido e sua visão com todas as suas forças?!”.

Extraído do livro: Os Princípios Islâmicos.

 

O Ramadhan

O discurso do Profeta (A.S.) foi narrado corretamente do 8º Imam Ali Bem Mussa Al-Rida (A.S.) dos seus pais de o príncipe dos crentes, o Imam Ali, onde ele narrou que o Mensageiro de Deus (A.S) no discurso, num certo dia dizendo:“Oh, Gente! O mês de Alá (Ramadhan) acercou-se trazendo misericórdia, bênçãos e compaixão. Um mês, o qual é o melhor para com Deus; seus dias são os mais favorecidos ante Deus, suas noites são as melhores noites, e suas horas, as melhores horas”.

Este é o mês, no qual serão os convidados à hospitalidade de Alá e ademais, vocês neste mês serão considerados as pessoas mais dignas de Deus, serão fatos da gente que Alá dê suas Graças. Seus alentos neste mês são suplicas, seus sonhos será adoração, e suas obras são aceitas e suas súplicas atendidas.
Peça de Alá, seu Senhor, com boas intenções e corações puros a que Lhe ajude em seu jejum e reflitam Seu Livro Sagrado (O Alcorão). O miserável é quem se priva do perdão de Alá neste grande mês.

Reflexionem! Com sua fome e sede, sobre a fome e a sede do dia do Juízo! Compartilhem com seus pobres e indigentes. Respeitem seus idosos, tenham misericórdia em seus pequenos, e tenham enlace com seus parentes. Vigiem suas línguas, e controlem quando e onde se devem usar suas vistas e seus ouvidos. E dedicam com amor aos órfãos dos outros para que Deus Altíssimo deixe seus órfãos protegidos. Tenham piedade e compaixão com os seus. Arrependam-se para com Alá de seus pecados, e levantem suas mãos em suplica durante o tempo de suas orações, porque são as melhores horas, onde Alá todo-poderoso vigiará com misericórdia sobre seus servos. Responderá se O chamam, lhes dará se Lhe perguntem, e ouvirá se O invocam.

Oh, gente! Suas almas estão empenhadas com suas obras, então liberá-las com seu arrependimento. Suas costas se sentem pesadas pelo ônus de seus pecados, então, aliviem o peso na constância de sua prostração. Saibam, que Alá todo-poderoso, prometeu por Sua Glória a não atormentar àqueles que rezam e prostram e, ademais, não lhes fazer temer o inferno onde o qual, levanta-se a gente para encontrar ao Deus do Universo.

Oh, gente! Aquele quem convidou um crente para quebrar o jejum neste mês, no caso, terá ante Alá o salário de liberar um escravo e um perdão de seus pecados passados. Mas, disse-se ao Mensageiro de Deus: Todos nós não podemos fazer isto? Disse (A.S.): “Evitem o fogo (do inferno) ainda que dando um pedaço de tâmara, evitem o inferno ainda que dando um sorvo de água”.

*Liberar um escravo, na época, era considerado de grande valor, tanto que equivale como libertação de pecados, era considerado um ato de benevolência que compensaria os pecados passados.

Oh, gente! Quem de vocês melhora, neste mês, seu caráter terá um passo para a retitude o dia em que se desvie nos passos (o dia do julgamento) certamente Deus altíssimo doará essa recompensa a quem pratica estas ações (mínimas enquanto não podem fazer mais). Quem alivia, neste mês, aos que trabalham para ele, Alá o aliviará o dia do Juízo. Quem deixa de fazer a maldade, neste mês, Alá o afastará de seu desgaste o dia do encontro. Quem honra, neste mês, a um órfão, Alá o honrará no dia do Juízo. Quem se une em laço com seus familiares Deus altíssimo terá um laço de misericórdia com ele no dia do juízo. Quem corta seu enlace de parentesco, Alá cortará sua misericórdia o dia do encontro. Quem se oferece neste mês, a dar uma oração recomendável, Alá lhe assegurará uma promessa em afastá-lo do inferno. Quem cumpre, neste mês, um preceito da oração, Alá lhe dará o equivalente a setenta preceitos cumpridos nos demais dos meses. Quem abunda a bênçãos de Alá sobre mim (o Profeta), Alá excederá suas recompensas o dia em que se aliviam as recompensas dos outros. E quem recita, neste mês, um versículo do Alcorão, terá o salário equivalente a finalizar todo o Alcorão nos demais dos meses.

Oh, gente! As portas do paraíso, neste mês, estão abertas, então, peça de seu Senhor que não as feche frente de vocês. As portas do inferno estão fechadas, então, peça de seu Senhor que não as abra frente vocês. Os diabos, neste mês, encontram-se encadeados, então, peça a seu Senhor que não os solte sobre vocês”.

O príncipe dos crentes, O Imam Ali – O 1º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “Levante-me e lhe disse: Oh, Mensageiro de Deus, quais são as melhores ações neste mês? Disse (A.S.): Oh, Aba-Al-Hasan, as melhores obras deste mês; as abstinências das proibições de Alá sejam conquistadas e Poderosas”.

O Mês de Ramadhan: (Mês do jejum):

Ramadhan (um mês lunar do calendário Islâmico) é o nono mês do calendário, o qual tem uma consideração especial pelo que contém de memórias e eventos sagrados. Por tal razão, o Sagrado Alcorão o menciona destacando sobre os demais meses.

Os árabes na antiguidade deram nomes especiais aos meses de acordo aos eventos, condições e as tradições, como, por exemplo, o mês de “Muharram” (1º mês lunar no calendário Islâmico) no qual se proibiu a guerra entre eles, o mês de “Safar” (2º mês lunar do calendário Islâmico) durante o qual se esvaziam as casas, o mês de “Jamadi” chamado assim pela secura de seus olhos de água e o mês de “Ramadhan” ao qual se têm vários relatos; uns dizem que significa “A prisão” (em árabe), durante o qual um trata de encarcerar seu espírito carnal dos desejos materiais ou segundo outro relato, é o mês durante o qual se queimam os pecados. Ademais, outros dizem que significam o mês da chuva forte com a qual se purificam os espíritos carnais. Outros também mencionam, que a interpretação de “Ramadhan” não é muito relacionada com tais relatos e o melhor interprete de tal nome é Ibn Durayd, quem diz o seguinte: A maioria dos nomes dos meses, foram àqueles usados durante a época de ignorância (antes da Mensagem), e estes nomes foram dados segundo as condições existentes. Por exemplo, “Ramadhan” é o nome dado porque caiu durante o tempo que tinha um calor excessivo (de Ramadh, expressão em árabe que significa o calor). Ainda que, tal significado não é igual ao que dizem os relatos Proféticos sobre a importância de tal mês já que “Ramadhan” equivale ao mês de purificação e perdão e, portanto, compara-se com o que se dizia em que queima os pecados e purifica os espíritos.

Disse Todo-poderoso: “Ó crentes! Está-vos prescritos o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Alá”. 2ª Surata, A vaca, Versículo 183.

Este versículo nos diz o seguinte:

1- A Legislação do jejum é um assunto fixo em todas as religiões.
2- A legislação de jejum também considerada no Islamismo.
3- O propósito do jejum é a piedade.

Em seguida se dá uma explicação sobre estes pontos:

A legislação do jejum:

Legalizou-se o jejum durante o segundo ano da emigração depois que já tinha legalizado nas outras crenças segundo o Sagrado Alcorão, ainda que, se diferem pelas condições e como se aplica. O Al “Mas’uodi” (um historiador famoso da cultura árabe) relatou que o jejum existia antes do Islã, já que o Profeta Moisés (A.S.) jejuou quarenta dias contínuos durante os quais se comunicou com Deus. Hoje em dia, o jejum segue na religião Judia, e se faz no décimo dia do sétimo mês e o nono dia do oitavo mês, como se menciona no Sagrado Livro do “Torat”. Ademais, o Profeta Jesus “Issa” jejuou quarenta dias antes de Mensagem. Assim, vemos que a obrigação do jejum é uma obrigação constante e fixa para todas as religiões, porque com o jejum se levanta a religião e não terá religião reta sem o jejum.

O jejum no islã:

O jejum lingüisticamente significa a abstenção de alguma coisa, e legalmente é a abstinência da comida, a bebida, a relação sexual e outras que se mencionaram posteriormente. O jejum desde a madrugada até o pôr do sol com o fim de acercar-se para Deus Todo-poderoso. A abstenção termina durante o tempo que já não tenha luz do sol já que Deus proibiu o jejum o período durante o qual se comunica à noite com o dia.

Permitiu-se o desjejum ao enfermo e ao viajante. Deus Todo-poderoso Diz: “Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir o jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, tiver de o quebrar, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo.”. 2ª Surata, A vaca, Versículo 184.
Vendo os efeitos que há no jejum sobre o comportamento do indivíduo e da sociedade e na educação do homem e a purificação dos corações, este há sido inculcado muito, e ademais, mencionaram-se muitos benefícios que foram vistos nas outras religiões. O benefício do jejum se reflete no sagrado relato que diz o seguinte: “Toda obra que faz filho de Adão é para seu benefício com exceção do jejum, este é Meu o qual eu (Deus) recompensarei”. A razão desta idéia fixa, é que o jejum é um assunto misterioso que a gente não pode compreender a diferença da oração, a peregrinação e outras das ações. O profeta (A.S.) disse: “Quem jejua, é constante em sua adoração ainda que esteja dormindo em sua cama, mas sem que faça fofocas. “Além disso, disse (A.S.): “O sonho de quem jejua é adoração e sua inalação é glorificação”.

O Imam Al Baqer – O 5º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “Constrói-se o Islã sobre cinco coisas: A oração, a esmola do Zakat, a peregrinação, o jejum e a aceitação da liderança (Wilayat) da linhagem infalível do Profeta Mohamad (A.S.)”.

O príncipe dos fiéis o Imam Ali – O 1º Imam da linhagem Profética -(A.S.) disse: “O jejum é abster-se das proibições igual como se abstém o homem da comida e a bebida”.

O Imam A Ssadeq – O 6º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “O jejum não é unicamente o abster-se da comida e a bebida”.
Disse a Virgem Mariam (Santa Maria): “Eu fiz voto a Deus de jejuar”. 19ª Surata, Maria, versículo 26.

Então, se jejueis: Conservem suas línguas, baixem suas vistas, não briguem, não invejem, não fofoquem, não se exibam, não mentem, não façam o sexo, não levantem diferenças, não se enojem, não amaldiçoam, não mal falem, não ignore os outros, não apostem, não sejam injustos, não caçoam, não discutem e não se esqueçam de mencionar a Deus.

O Profeta (A.S.) disse: “O mês de Ramadhan, é um mês no qual Deus ordenou o jejum. Quem o jejua com fé e intenção, sairia de seus pecados como no dia que saiu de sua mãe à luz” (o primeiro dia do nascimento).

Imam Ali – O 1º Imam da linhagem Profética -(A.S.) disse: “Muitos dos que jejuam não obterão de seu jejum senão a sede, e muitos dos fazem a oração não obterão de sua oração senão o cansaço”.

O Profeta (A.S.) disse: “Este é o mês de Ramadhan, quem jejua seus dias, ora parte da noite, abstém-se seu estomago e seu seio do proibido e freia sua língua sairá de seus pecados ao sair Do mês”. Disse-lhe “Jaber”(um dos companheiros famoso do profeta): Oh, Mensageiro de Deus! Que boas palavras! Respondeu (A.S.): “Oh Jaber! E que duras são estas condições!”

Com estes relatos, já mencionados, será suficiente falar dos benefícios Do jejum, e nos finalizaremos com a seguinte suplica Do Imam Zain Al Abidin – o 4º Imam da linhagem Profética – (A.S.): “Oh, Deus abençoe a Mohamad e a sua família. Dar-nos o entendimento para conhecer seu benefício (ou seja, o mês de Ramadhan), respeitar suas proibições, e conservar-se do que Proibiste. Ajudamos a jejuá-lo com a abstenção de nossos membros dos pecados, e usá-los no bem, com que Te faz satisfeito para que não usemos nossos ouvidos a ouvir a fofoca, nossas vistas a ver o mau, não estender nossas mãos para o proibido, não usar nossos pés onde não se deve pisar e também não entrar, para que saibam nossos estômagos o que Permitiste e nossas línguas o que Hás ensinado. Deus não peças de nós exceto o que nos evite Teu castigo. Deus afasta dos hipócritas, e os fofoqueiros para poder-nos associar, durante este mês, contigo já que o único que almejamos é a Tua aceitação”.

O Propósito Do jejum:

Há uma razão sagrada pela qual se há legalizado o jejum que é: A piedade. Isto se mencionará no Sagrado Alcorão que diz: “Talvez sejais piedosos!” 2ª Surata, A vaca, Versículo 183. Ademais, há outros propósitos que se mencionam pelo Profeta e sua família (A.S.), que se apresentam em brevidade:

1. A Saúde.
2. A igualdade.
3. Para liberar-se dos desejos materiais.
4. A piedade.

1. A Saúde:

O Mensageiro de Deus (A.S.) disse: “Jejuem e se tornem saudáveis”. Imam Ssadeq – O 6º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “A toda coisa se deve dar a purificação. A purificação dos corpos é o jejum”.

Desde o ponto de vista medicinal, considera-se a abstenção, no geral, um beneficio à saúde para purificar o corpo dos resíduos e as matérias que já não dão um benefício e as quais se ficam podem ocasionar dano. O excesso da comida e a bebida incrementam o peso do corpo, causa um incremento nas luxúrias e anula a espiritualidade. O jejum causa o contrário, já que rebaixa o corpo e lhe dá saúde além da força do espírito. Muitos dos Muçulmanos se abstêm quando desejam curar-se, então, vemos que o islã precedeu.

2- A igualdade:

Imam Al Askari – O 11º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse a quem lhe perguntou sobre o jejum, o seguinte: “Fez-se para igualar ao rico com o pobre, já que quando o rico sentir fome terá misericórdia sobre o pobre. Ademais, qualquer coisa deseja o rico pode obtê-la, então, Deus Glorioso e Poderoso provavelmente afinará seu caráter e fazê-lo sentir a fome e a dor, portanto, sentirá frágil e terá misericórdia sobre o faminto”.
Se fizerem várias suplicas especialmente para este mês com o fim de reforçar ao espírito com a igualdade que o jejum pode inculcar. Então, é recomendável ler depois de cada preceito das orações diariamente durante o mês sagrado de Ramadhan a seguinte súplica:

“Oh, Deus! Dá-lhe a alegria aos habitantes dos túmulos. Oh, Deus! Enriquece todo pobre, Satisfaz todo faminto, Cobre todo desnudo, ajude a pagar a dívida de quem deve, Conforte todo triste. Oh, Deus! Regresse todo viajante, Libere todo prisioneiro, Reforma todo dano dos assuntos dos Muçulmanos, Cure todo enfermo, Cobre nossa pobreza por Sua riqueza, Mude nossa má fortuna por Sua boa fortuna, Cumpre nossa dívida e nos afaste da pobreza. És capaz de tudo”.

3- A libertação dos desejos materiais:

Imam Ali – O 1º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “O jejum é uma prova para a reforma pessoal. “Então, o jejum é uma razão grande para reforçar o espírito no humano. É um esporte para o espírito, um caminho para a salvação um meio da pureza e uma educação da vontade humana. O jejum em sua realidade não é unicamente o abster-se da comida e a bebida, mas é uma prova espiritual e um treinamento do homem para poder derrotar os desejos do homem.

O jejum é uma escola para educar a vontade e o desejo. É para controlar o homem e suas luxúrias e é um treinamento prático em educar o homem e levá-lo para o caminho da piedade, e a reforma do indivíduo e a sociedade, por igual. Este atendimento se vê necessária depois de ver que os humanos deu a si mesmo a liberdade completa em comer ou beber ou outras sem seguir uma ordem determinada. Então, se há fato necessário criar um espírito ordenado e administrado o qual se encontra no jejum, que é a abstinência; e em conclusão se treina uma ordem. Assim, um comerá em ordem, dormirá e levantará em ordem e cumprirá seus deveres em ordem, ou seja, não lhe dificultará a ordem em sua vida.

Imam Al Sadeq – O 6º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “A razão do jejum é para conhecer o sentimento da fome e a sede, para que seja o servo humilde, disposto, recompensado e paciente, e isto será a seu favor para agüentar os tormentos do dia do Juízo. Ademais, o jejum lhe servirá a cortar os desejos materiais e assim será como um predicador no presente e um guia para o futuro, e para conhecer o impacto da pobreza e a necessidade na vida mundana e na final”.
O dever Do jejum ajuda a implantar na pessoa a confiança em si mesmo, o habito da paciência, a Constância frente aos eventos, a retidão frente aos pecados e a força de vontade.
Estas características se apresentam, pelo geral, na pessoa para seu melhoramento e na nação para seu avanço. Contudo, com o mesmo grau que precisa a Constância, precisa treinar o seu espírito e isto unicamente se faz com o jejum. Então, assim como se precisa o exercício para reforçar o corpo, igualmente, precisa-se o jejum como um meio efetivo para purificar o a vontade humana, a educação do espírito, e a limpeza dos corações dos sentimentos de ódio e coragem com o fiel de dar à sociedade um membro fiel quem tem a felicidade e a reforma.

4- A Piedade:

O jejum se legalizou para atingir uma meta suprema que é a piedade. Isto se realiza no Sagrado Alcorão que diz: “Talvez sejais piedosos”. A piedade é a meta de toda adoração, Disse Todo-poderoso: “Deus não aceita mais do que o sacrifício dos piedosos”. 5ª Surata, A mesa, versículo 27.

A abstinência na comida e a bebida é um meio de atingir esta meta, e isto é com abster-se de tudo o que contradiz á fé, a qual Deus iniciou com isso, em adição ao dever do jejum e a piedade que é a meta final. Deus Todo-poderoso Disse:“Ó crentes! Está-vos prescritos o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Alá”. 2ª Surata, A vaca, Versículo 183.

Este versículo menciona claramente, que as invocações espirituais que levantam o sentido humanitário no humano, levam para a piedade. Então, é necessário que se toma um momento, para definir a palavra da piedade e sua indicação. A piedade significa a proteção de todo dano e mau, seja o que for seu forte, ou seu tipo. A realidade é que a piedade é o pilar de qualquer bondade e bem, o caminho para qualquer Vitória, e um meio para levantar-se para a vida bondosa.

Dos frutos da piedade é a segurança, a ordem, e o silêncio. Disse Todo-poderoso: “Estes são os crentes, e são tementes. Obterão o anúncio de boas novas na vida terrena e na outra; as promessas de Alá são imutáveis. Tal é o magnífico benefício”. 10ª Surata, Jonas, versículo 63 e 64.

A piedade tira os obstáculos e facilita o difícil. Deus Todo-poderoso Disse: “Tal é o mandamento que Alá vos revelou. E quem temer a Alá, (saiba que) Ele lhe absorverá os pecados e lhe aumentará a recompensa”. 65ª Surata, O divórcio, versículo 5. Aqui, faz-se uma pergunta: Poderá uma pessoa ser piedosa sem cumprir o dever do jejum?

A resposta:

A piedade é uma aplicação, em quanto a pratica, do treinamento espiritual e corporal. A piedade não se obtém exceto com o cumprimento dos deveres como o jejum. O jejum dá como fruto a piedade, portanto, é o único que a produz, e isto se menciona nos relatos Proféticos. Ademais, o Sagrado Alcorão dá as características dos piedosos em Seu dito:
Correi para o perdão de Deus, para um paraíso cuja largura são os céus e a terra, que se preparou para os piedosos que gastam obedecendo a Deus nas alegrias e nas desgraças, que reprimem a cólera e apagam as ofensas dos homens – Deus ama aos benfeitores! – que, quando cometem uma imoralidade ou se vexam a si mesmos, recordam a Deus e pedem perdão por seus pecados – e quem perdoa os pecados senão Deus? – e não perseveram no que faziam, pois eles agora sabem”. 3ª Surata, A família de Imran, versículo 133.
E Disse Todo-poderoso: “A bondade (piedade) não consiste em que volteis vossas faces para Oriente e Ocidente. Bondoso é quem crê em Deus, no Último Dia, nos Anjos, o Livro e os Profetas; quem dá dinheiro por seu amor aos próximos, órfãos, pobres, ao viajante, aos mendigos e para o resgate de escravos; quem faz a oração e dá esmola. Os que cumprem os pactos quando pactuam, os constantes na adversidade, na desgraça e no momento da calamidade; esses são os verazes e esses são os temerosos”. 2ª Surata, A Vaca, versículo 177.

Com tudo o mencionado, vemos que a piedade é uma medida de comparação entre os humanos. Disse Todo-poderoso: “Oh, gente! Nos vos criamos a partir de um varão e de uma fêmea: Temos-vos constituído formando povos e tribos para que vos conheçais. O mais nobre de vocês, ante Deus, é o mais piedoso”. 49ª Surata, Os aposentos, versículo 13.

Pelo efeito que tens o jejum para realizar a piedade, menciona-se uma garantia de fazê-lo em muitos dos eventos religiosos:

· O nascimento do Profeta (A.S.): 17 de “Rabi’ Al Awal” (o 3º mês do calendário Islâmico).
· A declaração da missão Profética (A.S.): 27 de “Rajab” (o 7º mês do calendário Islâmico).
· Os meses de “Rajab” e “Sha’ban” (o 7º e 8º mês do calendário Islâmico).
· “Dhahu-Al Ardh” (extensão da terra) 25 de “Dhi “-Al-Ka’dah” (o 11º mês do calendário Islâmico).
· “Al-mubahalah” (A denúncia): 24 de “Dhi Al-Hijah” (o 12º mês do calendário Islâmico).
· “O festival de Al Ghadir” (é um lugar que tem um poço de água localizado perto da cidade de Al Madinah onde o Profeta Mohamad (A.S.) e todos os muçulmanos peregrinos se juntaram depois da última peregrinação do Profeta (A.S.) – a peregrinação da despedida – e neste momento o Profeta Mohamad (A.S.) recebeu o Arcanjo Gabriel que estava transmitindo a ele um versículo Corânico onde ele pronunciaria a declarar a sucessão do Imam Ali depois de sua partida): 18 de “Dhi –Al Hijah” (o 12º mês do calendário Islâmico).
· Toda quinta-feira e sexta-feira.


A estrutura do mês de ramadhan:

Há um só dever para o jejum que é a abstinência e o afastamento das ações que anulam ao jejum desde a madrugada até o pôr do sol, e tem várias condições, que algumas destas são as seguintes:

1- O ser racional,
2- Ser adulto.
3- E a intenção.
4- Espontaneamente.

Então, não devem fazer jejum o louco e o jovem que não é maduro. Em quanto ao bêbado terá que repetir o jejum posteriormente, enquanto a mulher que está em seu período menstrual e a mulher que acaba de dar à luz, não podem jejuar. No entanto, podem-no fazer quando se purificam e tendo em mente que têm que repetir os dias de desjejum posteriormente.
Antes do jejum, se deverá ter a intenção com toda consciência e com um coração dirigido para Deus. Portanto a hipocrisia se considera um fator que invalida ao jejum. Ademais, há dez fatores que também invalidam ou rompem o jejum, são estes:

1. A comida.
2. E a bebida.
3. A mentira em nome de Deus e Seu Profeta ou a um dos descendentes do Profeta (A.S.).
4. O mergulhar a cabeça
5. Ingerir pó grosso (farinha ou fumaça grossa).
6. A relação sexual.
7. A masturbação (o hábito secreto).
8. O ficar impuro ritualmente (com semens) até que entra a madrugada.
9. O injetar-se com líquidos (pelo ânus – lavagem intestinal).
10. O vomitar de propósito.

Anula-se o jejum ao fazer um dos fatores apresentados acima de propósito, e há que compensar jejuando os dias depois da terminação do mês de Ramadhan, e também cumprir com uma compensação, em alguns casos, que é dar de comer a sessenta pobres.

Se um dos fatores se faz por esquecimento ou por ignorância, não se afeta o jejum exceto no caso de ficar impuro (este se explicará depois). Se um corta o jejum fazendo algo proibido como, por exemplo, tomar vinho, terá que fazer uma compensação que inclui três partes:
1. Dar de comer a sessenta pobres ou necessitados.
2. Jejuar dois meses consecutivamente.
3. Liberar um escravo (se possível).

Se proíbe o jejum ao enfermo e ao viajante por uma ordem, como vem no Sagrado Alcorão: “Terão que cortar o jejum, mas jejuar outros dias equivalente nos demais meses”. Também, considera-se o caso da mulher grávida e a que está amamentando se temem um dano. Em quanto à mulher que está em sua menstruação ou a que acaba de dar à luz, terão que cortar seu jejum, mas depois compensar por isso.
No caso do velho (a) e o enfermo que não tem possibilidade de curar-se, terão que dar uma compensação por cada dia 3/4 de quilograma de comida (trigo, tâmara, passa,…). Estes constituem a parte mais importante do jejum, em seguida apresentam as recomendações sobre o mês.

Primeiro: a alimentação noturna “Suhur”

Consta em comer e beber antes da madrugada para obter força suficiente para jejuar. Esta recomendação é de acordo à tradição do Profeta (A.S.), quem disse: “Auxilie com a comida noturna para jejuar o dia e o dormir parte do dia para substituir o tempo de levantar-se durante a noite”, e entre mais se cerca se faça à alimentação noturna do Alvorecer, é melhor.
Todos os Muçulmanos, através dos tempos ou onde for que estejam, têm um modo especial de levantar-se à alimentação noturna. Na época do Profeta (A.S.), tomava-se “Bilal” (Al Muazen, o 1º chamador da oração) a tarefa de levantar à gente. Este método se avançou durante a época do governo “A bassidas”, onde se usou a poesia para levantar à gente. Quanto a nossa época moderna, usam-se agora os tambores; e em alguns paises Islâmicos usam o ruído do canhão para marcar o tempo da alimentação noturna assim como para o desjejum ao pôr do sol.

É necessário ter cuidado quanto ao tempo do Alvorecer, já que um deve se parar de comer minutos antes. Relatou-se sobre o Profeta (A.S.): “O melhor tempo de suplicar a Deus seja Glorioso e Poderoso, é durante a madrugada (Suhur)”. As invocações noturnas são muitas como, por exemplo, a suplica do “Baha” (ou seja, Do resplendor) e a suplica de Abi “Hamzah”. Um pode ler certas seções delas. A invocação mais curta respectiva é a seguinte:

Meu socorro em meus problemas, minha ajuda em meu aperto, a Ti me socorro, e A Ti peço ajuda, contigo me refugio e unicamente contigo, não peço esperança senão de Ti, ajuda-me e libera-me. Oh, Deus! Tu quem aceitas o pouco e perdoas o muito. És o perdão e a misericórdia. Oh, Deus! Peço de Ti uma fé que refresca meu coração, um destino verdadeiro para que eu saiba que não me passará senão o que me Escreveste, e uma satisfação Do modo de vida o qual me Apartaste. És o mais misericordioso. Oh! És meu suporte em meus problemas, meu amigo em meu aperto. És meu líder em minha graça, minha meta em meu desejo. És quem cobre minha nudez, quem me dá segurança em meu temor, e quem levanta minha posição pelo amor de Teus queridos (a família Do Profeta). Oh, Deus! Perdoa meus pecados, és o mais compassivo”.

Segundo: o período do Dia do mês de Ramadhan –

O dever de um durante o dia, abster-se dos dez fatores proibidos e nada mais. Mas um deve apartar um pouco de seu tempo para a adoração, e a aproximação para Deus Todo-poderoso.
Dos Bons hábitos, que se aplicam nos paises Islâmicos, encurtar o tempo de trabalho durante o mês de Ramadhan, assim, os que jejuam terão a oportunidade de praticar as orações recomendadas e ler as invocações devidas. E que mais apropriado do que a recitação do Sagrado Alcorão neste grande mês de Deus.
O mês de Ramadhan é a primavera do Alcorão, e o hábito dos crentes nele; recitar partes dele cada dia até terminá-lo completamente ao finalizar o mês, e provavelmente a divisão do Alcorão em trinta seções é para tal propósito.
É muito agradável em que acompanhe o coração à língua na recitação, para que este faça com o dito. Recomenda-se também, o incrementar a esmola e tratar de ajudar mais aos necessitados como, por exemplo, Imam Al-Sajjad (A.S.) quem dava todos os dias de Ramadhan. Ademais, ser mais generoso com a família e os parentes e fazer bem com os amigos e os vizinhos.

É recomendável ler a seguinte súplica, durante o mês de Ramadhan, depois de cada oração:

“Oh, Deus! Dá-lhe a alegria aos habitantes dos túmulos. Oh, Deus! Enriqueça todo pobre. Satisfaz todo faminto. Cobre todo nu. Ajude a pagar a dívida de quem deve. Conforte todo triste. Oh, Deus! Regresse todo viajante. Libere todo prisioneiro. Reforme todo dano dos assuntos dos Muçulmanos. Cure todo enfermo. Cobre nossa pobreza por Sua riqueza. Mude nossa má fortuna por Sua boa fortuna. Cumpre nossa dívida e afaste da pobreza. És capaz de tudo”.

Terceiro: o tomar desjejum ao Bom Crente

Se há mencionado esta faz em muitos lugares. O Profeta (A.S.) disse: “Quem dá de comer a uma pessoa fiel, ao momento do desjejum, neste mês, Deus lhe pagará um salário equivalente a liberar um escravo e, ademais, perdoará o que fez de pecados”. Se lhe disse: “Oh, Mensageiro de Deus, mas não todos podemos a isso”. Disse (A.S.): “Evitem o fogo (Do inferno) ainda que por um pedaço de tâmara, evitem o inferno ainda que por um gole de água”. Recomenda-se a quem esta jejuando dizer o seguinte quando tome o desjejum: “Oh, Deus! Para Ti jejuei e com Tuas graças tomo desjejum e A Ti levanto minha esperança”. 
Para fixar ao pôr do sol se usaram os diferentes calendários dos paises Islâmicos, no entanto, um deve assegurar-se do calendário mais correto com o fim de determinar ao pôr do sol legal. Então, um deve esperar aproximadamente doze minutos como garantia depois do tempo estabelecido do desjejum, ou dez minutos antes do Alvorecer (para parar de comer). Para conhecer o por do sol corretamente, há que observar o desaparecimento do vermelhão que ocorre do lado Este para o lado Oeste vista acima de um.

Quarto: o período da noite do mês de Ramadhan

É recomendável especificar um tempo da noite para celebrar juntas religiosas e ouvir os relatos Islâmicos, o participar em grupos onde se recita o Alcorão e se tratam as questões legais ou outras. É também recomendável ler certas invocações especiais em cada noite, uma destas, é a seguinte: “Oh, Deus! Faça Tua vontade no que legalizas e determinas sobre a sentença do destino, aquela sentença que não se devolve e não muda. Conte-me, entre Teus peregrinos à Casa Sagrada (em Meca), quem Hás legalizado sua peregrinação, perdoado seus pecados e ultrapassando seus mal feitos. Prolongue minha idade com o bem e a boa saúde. Incremente minha riqueza, e faça-me dos que obtenham Vitória para Tua religião e não me mudes por ninguém”. Ademais, recomenda-se ler a Invocação Do Iftitah, (A Inauguração).

 

A Invocação Do Iftitah

(1)
Oh, Deus! Início meu louvor por
Agradecimento;
E Tu está guiando por Tua graça
Até o caminho reto. Estou convicto que
És o mais compassivo na
Ocasião do perdão e a misericórdia,
No entanto, És o mais severo em
Tua sentença na ocasião Do juízo
E o castigo exemplar, e o mais
Poderoso na ocasião da glória
E a exaltação.

(2)
Oh, Deus! Tu me havia permitido invocar-te
E pedir-te; então,
Ou’ quem ouve tudo! ouça meu louvor,
Ou’ Misericordioso!
Liberou meu erro,
Ou’ Quem perdoa!
Oh, meu Deus!
Quanta pena me Tiraste!
Quanta ansiedade me Levantaste!
Quantas faltas me Descarregaste!
Quanta misericórdia Distribuíste! E
Quantos círculos de desgraças Desuniste!

(3)
Louvado seja Deus, Quem não tem
Companheira nem filho; nem um sócio em
Sua autoridade,
nunca necessitou de um ajudante por fraqueza.
Assim, Glorificado seja com a
Mais apropriada glorificação. Louvado
Seja Deus, por todos Seus atributos e
Por todas Suas graças.
Louvado seja Deus, quem não
tem oponente em Sua soberania, nem
quem tem a habilidade
De disputar Sua ordem.
Louvado seja Deus, quem não tem
Sócio em Sua criação, nem quem
Parece a ele em Seu poder.
Louvado seja Deus, Cuja ordem e
Louvor são difundidas em Sua
Criação, Cuja magnificência é
Aparente através de Sua generosidade,
Quem estende Suas mãos com
Generosidade, Cujos tesouros nunca
decrescem, mas ao invés, a
freqüência de seu consentimento
Incrementa Sua generosidade e Sua
Bondade. De verdade, Ele é o Poderoso
E o Outorgado.

(4)
Oh,Deus! Peço-te pouco de muito
Do qual preciso. Em realidade,
Estou em grande necessidade disso
Enquanto Tu não o precisas
Eternamente. É muito para mim
enquanto é pouco e fácil para ti
de dar.

(5)
Oh,Deus! Em realidade,
Teu perdão de meu pecado,
Teu perdão de minhas obras injustas,
Tua ocultação de minhas obras feias,
Tua paciência em muitos de meus crimes,
Os quais são cometidos intencionalmente
Ou involuntariamente me deixaram ambicioso
De pedir-te o que não mereço de Ti como,
por exemplo, o que me Outorgaste por
Tua compaixão, ensinaste-me Teu poder,
E me Introduziste a Tua resposta (de
Meu chamado). Então, Chamo-te crendo
em Tua resposta. Peço-te com alegria sem
ser temeroso ou assustado. Em realidade, sou
mimado enquanto me acerco a Ti. Se terá
atraso (em Tua resposta), Te culparei por
minha ignorância (e o não saber) que este
atraso é o melhor para mim já que Tu,
somente, conheces a finalidade das
coisas. Assim, nunca vi um protetor nobre
generoso que é paciente com seu servente
como o És Tu com respeito a mim.


(6)
Oh, meu Senhor!
Tu me chamas mas eu afasto de Ti,
Tu mostras amor para mim, mas eu
Mostro ódio para Ti,
Tu fazes cortesia, mas eu não a
Aceito como se fosse eu superior a Ti.
No entanto, mim cruel atitude, não
Te previne de Tua compaixão, de Tua
Bondade para minha, bem como dar-me Tua
Graça por Tua generosidade e honra.
Portanto, Tenha compaixão por
Teu servente ignorante e Outorgue
Com generosidade excessiva, deveras,
És o Generoso o Nobre.

(7)
Louvado seja Deus, O soberano da
Soberania, Cuja ordem mantém Os
Barcos em sua navegação nos mares,
Quem utiliza os ventos para carregar
Suas decisões divinas, Quem divide o Alvorecer (da
noite, O único juiz para o
Verdadeiro juízo, e Senhor dos Mundos
Louvado seja Deus, por Sua prudência
Apesar de Seu conhecimento de nossos
Pecados.
Louvado seja Deus, por Seu perdão
apesar de todo Seu poder para castigar
Os pecadores.
Louvado seja Deus, por Sua grande paciência
Apesar de Seu grande desgaste, ainda que, Ele
É o mais poderoso para fazer o que
Deseja sob Sua vontade.

(8)
Louvado seja Deus, Criador da criação,
o Outorgado em abundância, o Divisor
Do Alvorecer, e o Possuidor da majestade, nobreza,
a honra, a graça, e do consentimento.
Ele, é, o mais longínquo assim como o
Invisível, ao mesmo tempo, é o mais
Próximo e Quem ouve as conversas
Secretas. Elevado e bendito seja Ele.
Louvado seja Deus, Quem não tem igual
Para discutir com Ele, também não, há um
similar a Ele (em essência) nem tem um
ajudante para auxiliá-lo. Ele sub-julga
Todo poder por Seu Poder, humilha
A todos os grandes por Sua Grandeza,
E Seu poder consegue o que tenha em Sua vontade.

(9)
Louvado seja Deus, Quem responde meu
chamado e Cobre minhas faltas enquanto
eu o desobedeço. Quem incrementa
Sua graça sobre mim mas eu não recupero
Para Ele.
Oh, Quantas prendas benditas me deu!
Oh, Quantas dificuldades graves me
Preveniu!
Oh, Quanta magnificência agradável
Mostrou sobre mim!
Então, eu continuarei louvando
E enquanto glorificando-lhe, eu o recordo.
Louvado seja Deus,
Cujos cobertores não se podem ultrapassar,
Cujas portas não se podem fechar,
Quem quer quem pede (Com veracidade)
Não se lhe negará,
Quem quer quem põe sua esperança
(Com veracidade) n’Ele, não vai
decepcionar.
Louvado seja Deus,
Quem protege aos temerosos,
Resgata aos devotos,
Levanta aos oprimidos,
Rebaixa aos opressores,
Aniquila aos reis (injustos), e os substitui
Por outros.

(10)
Louvado seja Deus,
quem destrói aqueles que são tiranos,
aniquila aos injustos,
captura aos fugitivos,
castiga à gente injusta,
ajuda aqueles que invocam por ajuda,
aqueles que unicamente a Ele dirigem
suas suplicas,
e os que são a confiança dos crentes.
Louvado seja Deus,
Quem por Seu temor treme o céu
E seus habitantes, (os anjos)
Sacuda a terra e seus construtores,
assim como as asas do mar e quem nada
em sua correntes.
Louvado seja Deus, (a crença Islâmica)
Quem nos guiou a isto e que sem
Sua graça não nos haviam dirigido (a esta crença).
Louvado seja Deus,
Quem cria mas não é criado,
Quem nos outorga mas não é outorgado
Sobre Ele,
Quem alimenta, mas não é alimentado,
Quem causa a morte ao vivo e a
Ressurreição aos mortos. Ele é o
Único vivente para sempre. Em suas
Mãos está todo o bem, e Ele é Poderoso
Sobre todas as coisas.
(11)
Oh, Deus! Tenha Tuas bênçãos sobre
Teu mensageiro, Teu confiado, Teu eleito,
Tua melhor criação, o protetor de Teus
Segredos, o divulgador de Tuas mensagens;
Mohamad.
Dai-lhe a ele, melhore-las, as mais belas,
As mais perfeitas, as grandiosas, as
Propagadas, as agradáveis, as puras,
As brilhantes, e as incontáveis
Bênçãos.
Bem mais do que Outorgaste de Tua
Bênção, Tua graça, Tua misericórdia,
Tua simpatia, e tua paz sobre alguns,
Teus profetas, Teus mensageiros, Teus eleitos,
E a gente honorável a Ti entre Tua criação.

(12)
Oh, Deus! Tenha Tuas bênçãos sobre o
Príncipe dos fiéis, Ali Bin Abi Taleb,
O sucessor Do Mensageiro Do Senhor dos
Mundos Teu servente, Teu amigo, o
irmão de Teu Mensageiro, Tua prova
Sobre Tua criação, Teu grande sinal, a
Grande fonte de Tua informação.
E tenha Tuas bênçãos sobre Fatimatul
Zahra’, a fiel, a pura, a que é
O exemplo das mulheres dos mundos.

(13)
E tenha Tuas bênçãos sobre os dois
Netos de misericórdia e os dois
Lideres de orientação Al-Hasan e
Al-Hussein, os dois senhores dos jovens do paraíso.
Tenha Tuas bênçãos sobre os lideres
Dos Muçulmanos:
Ali Ibn Al-Hussein,
Mohamad Ibn Ali,
Já’far Ibn Mohamad,
Musa Ibn Já’far,
Ali Ibn Musa,
Mohamad Ibn Ali,
Ali ibn Mohamad,
Al-Hasan Ibn Ali, e o sucessor o guia.
Estes são Tuas provas sobre Teus servos,
E Teus guardiões em Tua terra com uma
Bênção contínua inumerável.
(14)
Oh, Deus! Tenha Tua bênção sobre Tua
Autoridade, o representante, o ajudado,
O justo esperado, o rodear por Teus
Anjos, aqueles que estão próximos de
Ti e O assiste com Sagrado Espírito, (um anjo)
Oh, Senhor dos Mundos.
Oh, Deus! O Nomeia para que divulgue por
Teu livro e para que estabeleça Tua
Religião, Fá-lo o sucessor sobre a
Terra como os que estavam antes dele.
Reforçar Sua doutrina, a que Escolheste
Para ele. Dá-lhe segurança depois de seu
Temor, assim poderá venerar-te (abertamente)
Sem associar a alguém Contigo.
Oh, Deus! Fá-lo forte, e deixa que os
Demais Muçulmanos sejam fortes por ele,
Ajude e deixa os demais ser ajudados
Por ele, o ajuda com uma ajuda poderosa,
e dá-lhe uma Vitória fácil, bem como uma
autoridade protegida.
Oh, Deus! Revele, por ele, Tua religião e
As normas de Teu Profeta, assim, nada de
Tua verdade se esconderá por temor de
Qualquer de Tua criação.


(15)
Oh, Deus! Expressamos a Ti nosso
Desejo de um governo honrado, com o
qual se reforça em ele o Islã e sua gente,
E degradas a hipocrisia e sua gente.
Nomeamos entre aqueles que chamam
Por Tua veneração e aqueles que chamam
Por Teu caminho, e outorgamos por ele uma
Fortuna honorável deste mundo e da
Última Morada.

(16)
Oh, Deus! Permitamos carregar a verdade,
A qual Fizeste conhecida a nós,
Deixamos atingir o que estamos curtos
De conseguí-lo.
Oh, Deus!
Através dele, ponha em ordem nossos
Assuntos discordados,
Através dele, reúne nossos assuntos
Enredados,
Através dele, conserte nossas divisões,
Através dele, incrementa nossa minoria,
Através dele, reforça nossa degeneração,
Através dele, enriquece nosso apoiadores,
(aqueles que são responsáveis dos membros
de suas família),
Através dele, custeia aqueles que estão
Em dívida,
Através dele, elimina nossa pobreza,
E facilite nossas dificuldade,
Através dele, encha o que falta de
Nossa necessidade,
Através dele, embranqueça nossos rostos,
Através dele, libere nossos reféns,
Através dele, outorgamos nossos pedidos,
Através dele, cumpre nossas promessas.
Através dele, aceite nossas invocações,
Através dele, outorgamos nossos desejos.
Através dele, alcançamos nossas esperanças na vida
Terrena e na próxima,
Através dele nos entregue o que superior de nosso desejo.
Oh, Quem é o melhor de quem se lhe peça!
O mais generoso!
Através dele, cumpre com o anseio de
nossos peitos,
Através dele, remove a mancha de nossos
Corações, e
Através dele, guia-nos, nos assuntos
Disputados para a verdade, com Tua permissão.
Para valer, somente, Tua guias para o
Caminho reto quem quer Teu desejas. E
Ajudamos, Através dele, para superar
Teu inimigo e nossos inimigos. Oh Senhor
Da verdade!

(17)
Oh, Deus! Expressamos nossa pena
Para Ti por:
A ausência de nosso Profeta (paz esteja
com ele e com sua família),
O desaparecimento de nosso protetor,
A abundância (em número) de nossos
Inimigos, A escassez (em número) de nossos mesmos,
A sedução de nossas tentações,
A Vitória do tempo contra nós.
Portanto,
Tenha Tua bênção sobre Mohamad e sua casa,
E ajudamos a superar estas com uma
Vitória apressada, dispersando a miséria,
Uma Vitória forte, uma autoridade duradoura,
Um governador magnificente, uma misericórdia
Que nos abarca a todos. Por Tua compaixão!
Oh, Quem és o mais Compassivo!

As questões Do jejum:

1- Confirma-se a visão da crescente com três métodos; estes são os seguintes:
a – O ver a crescente por um mesmo, ou por meio de outros.
b- O passar trinta dias com respeito à visão do mês anterior (Sha’ban).
c- A visão legal, ou seja, a similitude do testamento de duas pessoas justas e a similitude em suas descrições da lua.

2- O ter dúvida com respeito ao dia:
A Dúvida sobre o dia se é do mês de Sha’ban ou Ramadhan. Não se deve jejuar como se fora de Ramadhan, mas se faz, não vai contar-se. É permitido jejuar este dia como se fosse o último dia de Sha’ban ou um dia de compensação de algum dia passado. Mas se, se confirma à lua neste dia, conta-se de Ramadhan.

3- É importante considerar a intenção em qualquer devoção como, por exemplo, o jejum. Faz-se com o fim de acercar-se para Deus Todo-poderoso. A intenção não deverá pronunciar-se, mas é suficiente pensar nela (Amanhã jejuarei pela aproximação para Deus Todo-poderoso), A hipocrisia na intenção anula o jejum porque é como uma associação com Deus Grandioso. Quem tem aversão na intenção é como o estar mal disposto a jejuar! Ademais, quem faz a intenção de cortar o jejum ou de comer e beber invalidará (também) ao jejum ainda que um deve abster-se e depois repetir (como compensação) já passando o mês.

4- Se proíbe a comida e a bebida assim como o ingerir qualquer corpo estranho (seja sólido ou liquido, muito ou pouco) por meio da boca. Ademais, não se deve comer o que fica preso, de comida, entre os dentes. Não se anula o jejum em caso da medicina que entra ao corpo por meio diferente à boca como, por exemplo, o gotejo no olho e no ouvido, e a injeção no músculo. Também não anula o jejum, comer e beber por esquecimento, e se, se recorda ao fazê-lo, um deve de abster-se imediatamente.

5- O viajante assim como o enfermo deverá ficar sem jejum, já que Deus Todo-poderoso Disse: “Aquele de vocês que este enfermo ou de viagem, jejuará um número igual de outros dias”. 2ª Surata, A vaca, Versículo 185. Há duas condições que se aplicam ao viajante: Primeiro, que a viagem causa o distanciamento da oração, e o segundo, que a viagem seja antes do meio dia já que se o faz depois do meio dia terá que jejuar o dia da viagem. Se o viajante jejua por ignorância, seu jejum é valido. Geralmente, o viajante assim como o enfermo deverão de repetir (como compensação) os dias não jejuados.

6- O submergir-se na água com o corpo coberto por completo, e se, se faz a propósito, anulará ao jejum. No entanto, se um o faz com a intenção da purificação, seu jejum assim como sua purificação serão inválidos. Mas se, se faz por esquecimento, seu jejum assim como sua purificação serão válidos.

7- A saída do sêmen, fora da vontade, durante o dia em o mês de Ramadhan, não anula ao jejum. Mas se, se masturba, anula-se seu jejum.

8- A relação sexual intencionada anula ao jejum, e se, se repete, deve-se repetir a compensação. Se um obriga a sua esposa à relação sexual terá que repetir o jejum e pagar a compensação adequada e, ademais, será castigado. Enquanto, se, se faz á relação sexual com o gosto dos dois, ambos deverão de repetir o jejum, pagar a compensação.

9- O cometer as proibições intencionalmente, obriga a repetir o jejum por substituição (Qadha’) e pagar a compensação adequada. A compensação consta de três pontos:

a- Jejuar dois meses consecutivamente por cada dia, ou
b- Dar de comer a sessenta pobres,ou
c- Dar a liberdade a um escravo, se possível.

10- A mulher que está em sua menstruação ou nos dias depois de dar a luz, não deverá jejuar. No entanto, se jejua, seu jejum não é valido e terá que repetir como compensação.

11- Há um grupo de gente que se permitem ficar sem jejum, estes terão que dar compensação por cada dia três quartos de quilograma de comida e se prefere o trigo. Disse Todo-poderoso: “Quem podendo jejuar não o fizessem, darão em resgate a comida de um pobre”. 2ª Surata, A vaca, Versículo 184. Este grupo consta dos seguintes:

a- O homem e a mulher quem estão em idade avançada, quem não podem jejuar ou se o podem fazer, jejuarão com dificuldade.
b- O enfermo que não tem cura.
c- Quem tem a doença da sede, portanto, o jejum será um problema para ele.
d- A gestante que lhe prejudica o jejum ou a seu filho (a).
e- Quem esta amamentando e tem pouco leite, se lhe prejudica ou a saúde do filho.

Os sábios da religião lembraram que este grupo de pessoas não deve jejuar, ainda que se adiam nos últimos três casos em que estes devem repetir o jejum por compensação quando poderão a isso e, assim, terão cuidado em não deixar este dever necessário.


À noite de “Qadar” (ou do Destino):

É uma noite abençoada que devemos de vivê-la venerando e tratar de acercar-nos para Deus por seu grande valor espiritual. É à noite na qual se foi revelado o Sagrado Alcorão, e a noite na qual se deram as Sagradas Ordens ao Profeta. Disse Todo-poderoso: “Nós o fizemos descer em uma noite bendita. Somo-nos os admoestadores nessa noite se há decidido toda ordem sábia”. 44ª Surata, A fumaça, versículo 3. Ademais, se lhe especificou uma Surata especial que é a Surata do Destino. “Que te fará entender o que é à noite do Destino? À noite do Destino é melhor do que mil meses. Os Anjos e o Espírito (um anjo especial que se chama Ruh) descem, nela, com licença de seu Senhor, para todo assunto. Ela é Paz! Ela dura até que suba aurora”. 97 ª Surata, O Destino (O decreto), versículo 1-5.
O que se quer dizer, é a descendência do Alcorão seja em tudo por meio do Anjo Gabriel (em árabe, Jubra’il) que descia as Suratas do Alcorão cada ano ao Mensageiro de Deus (A.S.) ou em parte, já que o versículo e a Surata também se lhes chama Alcorão, e assim será a interpretação; que o primeiro que se desceu do Alcorão, foi no mês de Ramadhan e depois Deus Todo-poderoso ordeno ao Profeta (A.S.) em proclamar sua Mensagem. Isto foi no 27 de Rajab (No pensamento da escola Xiita). O importante, é que nesta noite bendita, a misericórdia de Deus Todo-poderoso flui sobre os servos. O feliz será quem se ilumina seu coração com a fé, a obra boa, e o arrependimento perdoado. O Mensageiro de Deus (A.S.) disse: “Deus está disposto a ouvir seus servos: de entre os dias; a sexta-feira, de entre os meses; o mês de Ramadhan, de entre as noites; à noite do destino (Al Kadr)”.
Imam Al Baqer – O 5º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “Determina-se na noite do Destino, toda coisa que será para o ano, de eventos, de bem ou de mau, de obediência, de pecado, de nascimento, de morte, ou de sentença. O que se determina nesta noite se fará já que foi o determinado, e para Deus fica a decisão”. À noite do Destino, é uma noite do mês de Ramadhan que pode ser à noite do dia 19, do 21, ou do 23. Deus a há ocultado de nós com sabedoria. Imam Ali – O 1º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse a respeito: Não tenho duvida de que Deus a ocultou de vocês sabendo de que se a faz conhecida farão todos as recomendações nela e deixarão as outras noites. Espero que não a faltem”.
A noites do 23 se há caracterizado das demais noites, pela atenção do Profeta (A.S.) Um dos acompanhantes do Profeta (A.S.) chamado “Al-Jahanni” lhe perguntou sobre a noite do Destino, dizendo: Minha casa é longe (de Medina) ordena-me por uma noite para ficar-me nela em oração e súplicas. Disse (A.S.): “Fique à noite de vinte e três”, e nos relatos dos descendentes do Profeta (S.A.A.S): “A noite do vinte e três é a noite do “Jahanni”. Recomendam-se seis coisas em cada noite das noites mencionadas:

1- A purificação (Fazer o banho completo – Al Ghossl) com intenção seguinte:

“Eu me banho nesta noite sagrada, um banho ritual em ordem”.

2- Suplicar a súplica que se chama A Súplica da Intenção pelo Alcorão.

3- Ler a seguinte invocação: “Oh, Deus! Fui um servo que trata de poupar (As obras boas), não possuo para mim mesmo nenhum benefício nem dano, e também não gasto por ela nenhum benefício nem dano. Eu reconheço minha debilidade própria, juro por minha alma sobre isto, e te reclamo a debilidade em minha força, e a falta de meu poder. Oh, Deus! Abençoe a Mohamad e sua família. Cumpre o que Prometeste a meu e a todos os crentes, homens ou mulheres, de Teu perdão nesta noite. Cumpre o que me deste, porque sou teu servo frágil, miserável e necessitado. Oh, Deus! Não me deixes esquecer a sua recordação no que me deste e não me deixe desatento a Sua benfeitoria no que me Ordenaste, nem ser desesperado de Tua resposta ainda que vinga tarde, seja no Bom ou no mau, na dificuldade e na alegria, na saúde e na enfermidade, na miséria ou na graça, certamente que Tu o atende as súplicas dos crentes”.

4- Ler uma saudação específica nesta noite ao Imam Al-Hussein.

5- Ler a Súplica de Jaw-shan Al-Kabir (O Grande Escudo).

6- Ler louvores a Surata de Al Kadr, (Nº 97).

Ademais, é recomendável que cada noite, e em especial as três noites mencionadas, dizer invocações completas assim como segue:

 

À noite do Dia Dezenove, recomenda-se nela o seguinte:

1- Dizer cem vezes: “Arrependo-me com Deus, meu Senhor e peço Seu Perdão”.

2- Dizer cem vezes: “Oh, Deus! Amaldiçoa os que mataram ao príncipe dos fiéis Ali (A.S.)”.

3- Dizer: “Oh, Deus! Faça pelo que determines e pelo que destines como uma ordem estabelecida, pelo que distribui da ordem sábia na noite do destino, e pelo escrito que já não se retorna nem se muda, em que: Escreves-me de Teus peregrinos a Tua Sagrada Casa, os que Abençoaste sua peregrinação, os que Tens agradecido suas ações, que os perdoaste seus pecados, e que os aceitaste o arrependimento de seus mal feitos, Faça, pelo que determines e destines, que me prolongues a vida com bondade e saúde, que me abres mais as portas de minha riqueza e em do que faças de mim o que Tu és capaz disso, e não faça de mim o que mereço porque certamente Tu és dotado de piedade e perdão”.

Depois menções as suas necessidades… Claramente e detalhadamente.


À noite do Dia vinte e um, recomenda-se para esta noite o seguinte:

1- Dizer: “Oh, Deus! Socorra-me pelo louvor de Tua Bondosa Existência em que termine o mês de Ramadhan ou em que saia o Alvorecer de minha noite esta, e não fique nenhum pecado ou mal feito que me mereço Teu castigo por isso”.

2- Ler nesta noite e em cada noite das últimas dez noites, o seguinte: “Oh, Quem associa a noite com o dia, Quem associa o dia com a noite, Quem extrai o vivo do morto e o morto do vivo. Oh, Quem dá quem quer sem conta, Oh, Deus! Oh, Compassivo! Oh, Deus, Oh, Misericordioso! Oh, Deus! Oh Deus! Oh, Deus! A Ti pertencem os nomes mais lindos, os exemplos ideais, a magnificência, a potência e as graças. Peço-te que abençoes a Mohamad e a sua família, e que ponhas meu nome nesta noite com os felizes, meu espírito com os mártires, minha bondade no alto do paraíso, e meus mal feitos perdoados. Ademais, que me apresentes uma verdade que abarca meu coração, uma fé que saca a dúvida de mim, e em que me satisfazes pelo que me Partiste na vida. Oh, Deus! Dar-nos nesta vida, a obra boa assim como na Última Morada. Proteja-nos do tormento do fogo do inferno, e dar-nos um sustento de Tua recordação, Teu agradecimento, o desejo por Ti, o regresso com arrependimento para Ti, e a suficiência pelo que tens satisfeito a Mohamad e seus familiares, esteja a paz com ele e com eles”.

3- Dizer a invocação do “Jaw shan Al-Kabir”

À noite do Vinte e três, recomenda-se o seguinte nela:

1- Dizer: “Oh, Deus! Seja para Seu delegado “El-Hujjat Ibnal Hasan”, (Tuas bênçãos sobre ele e seus pais), nesta hora e em toda hora, chefe, protetor, líder, apoio, guia e ajuda até que o habites Tua terra obediente e o comprazes nela por um longo período” (è muito recomendável ler esta súplica esta noite em várias posições, em pé, sentado, em genuflexão e prostração).

2- Dizer: “Oh, Quem arruma os assuntos, Quem levanta os habitantes das tumbas, Quem faz o fluxo nos mares, Quem amacia o ferro a David, abençoe a Mohamad e a sua família e faça de mim o que Tu és capaz disso e não faça de mim o que mereço porque certamente Tu és dotado de piedade e perdão”. Depois, pedir as necessidades…

O Dia do “Eid” (Dia da festa de encerramento do mês de Ramadhan):

Ao final do mês de ramadhan, os muçulmanos celebram, em todas as partes do mundo, a festa de encerramento do Ramadhan. Então, é uma celebração Islâmica pelo qual se estende a felicidade a todos os membros da sociedade, sejam pequenos ou grandes, e no qual se juntam às crianças por famílias ou por grupos, sejam de qualquer nacionalidade ou origem.
Ademais, tem-se visto que existe uma similitude quanto à moda de festejar esta louvada festa, seja na antiguidade ou em nossos dias. O escritos “Jirji Zaydan”(falecido na década 40 do século passado) diz: “A celebração das festas Islâmicas segue sendo popular até estes dias exceto de algumas mudanças pelo efeito da modernização. “. As mais importantes festas são:

· O nascimento do Profeta.
· O nascimento de Ali, Fatimah, Al-Hasan, Al-Hussein, e o Hujjat (O 12º Imam da linha Profética).
· À noite do primeiro Rajab.
· A festa do encerramento do mês de Ramadhan
· A festa do sacrifício (O 10º dia do 12º mês do calendário Islâmico onde os muçulmanos peregrinam sacrificando um animal durante a peregrinação).

Ademais, outras festas que foram mencionados nos livros da Jurisprudência.

Em todas estas festas, há bases e condições pelas quais se distribuem os presentes (em forma de dinheiro) ou as esmolas.
Até o presente, a nação Islâmica segue exercendo os costumes especiais que são: Ir de visitas e trocar as felicitações seja oralmente ou por escrito.
Ademais, cumpre-se isto em caso de festas de libertação e Vitória de suas nações, em caso do dia da criança, da mulher e da alfabetização. Nestas festas, aproveita-se a oportunidade para explicar os princípios Islâmicos para o treinamento de seus filhos.
Então, a pessoa Muçulmana deve aproveitar esta oportunidade feliz para treinar e educar a seus herdeiros, treinar a si mesmo, a ter um plano para seu futuro, e a realização de seus deveres religiosos e sociais.
Imam Ali – O 1º Imam da linhagem Profética – (A.S.) disse: “Este é uma festa para quem Deus aceitou seu jejum, e agradece sua prostração. Cada dia no qual não se comete uma desobediência para com Deus Todo-poderoso, é considerado um dia de festa”.
Um homem se apresentou ao Imam Ali (A.S.) e o Imam disse: “Esta é a festa de quem Deus lhe perdoou”. Portanto, há que renunciar os maus hábitos, o abster-se do gasto em excesso, e esbanjar o dinheiro sem propósito. Então, ao invés, há que gastar o dinheiro nos fins adequados e pensar na vida de felicidade que um iniciará um ano novo que é necessário iniciá-lo com um planejamento completo para obter um melhor futuro para um mesmo e para a sociedade, nos assuntos religiosos assim como e nos assuntos mundanos.

Dar a Zakat no dia da festa de encerramento do mês de Ramadhan

Se, se confirma à vista da lua crescente do mês de Shawal, se proíbe o jejum aos Muçulmanos naquele dia e tens que tomar desjejum, segundo o dito do Profeta (A.S.): “Jejuar ao vê-la e tomar desjejum ao vê-la ao crescente”.
Todos os Muçulmanos, os que jejuam e os que não o fazem, deverão de dar a Zakat do desjejum, a qual se constitui de três quilos de comida aos pobres. Caracteriza-se isto como uma esmola que é um dever a todos os Muçulmanos, ainda que estejam, em desjejum. Então, há que a cumprir seja pelo pequeno ou o maior, o homem e a mulher, já que é uma esmola de pessoas e não de bens. Durante o jejum, o rico assim como o pobre cumpre com jejuar-se. Mas, há uma só diferença que é em que o rico tomará desjejum, ao termino do dia, uma comida elegante enquanto o pobre satisfazendo-se pelo que tem presente. Portanto, o dia do encerramento do mês de Ramadhan não deve de ser um dia de felicidade e alegria para o rico, enquanto seja um dia de sofrimento e tristeza para o pobre! Portanto, o Islã ordenou a esmola do desjejum, sobretudo adulto de consciência, para que a pague sobre si mesmo e sobre os membros da família que estão sob sua responsabilidade. Sejam pequenos ou maiores e até a pessoa que está visitando e dormem na casa naquele dia da festa e também paga sobre os empregados domésticos que dormem em casa. Esta esmola se deverá dar-se durante o tempo do pôr do sol antes da oração da festa. A quantidade da esmola é de três quilogramas de comida aproximadamente e a que consta de trigo, ou de cevada, ou de tâmara ainda que também é suficiente dar seu preço ao pobre que a merece.

Questões a Tratar:

1- Quem deve de dar a esmola do desjejum é o chefe da família (de sustentar e prover a família) e não os membros da família.

2- Não se permite a esmola da pessoa que é qualificado como Sayyd, – pessoa comum de parte sua árvore genealógica ao Sayyd – (descendente do Profeta). Mas se, se permite de quem é Sayyd ao Sayyd.

3- Um só pobre pode receber mais de uma esmola, seja o que for seu valor. Recomenda-se dar às mulheres e os meninos antes dos demais e também se pode dar as esmolas aos seguintes receptores:

a- Os pobres que não têm para o sustento de um ano.
b- Os indigentes que não têm o sustento do dia.
c- Quem pelos precisados atuam e quem juntam a esmola. Se lhe dará o equivalente o trabalho feito.
d- Quem tens seus corações dispostos a aceitar o Islã.
e- Para a abolição dos escravos.
f- Para os insolventes, quem estão sob o peso da dívida e não a podem cumprir.
g- O viajante que não consegue voltar ao seu lar depois de viajar.
h- Para a senda de Deus e as obras do bem como, por exemplo, a construção das escolas, os orfanatos e os hospitais e etc…
Assim, vemos que um Muçulmano deve de participar a dar felicidade aos demais no dia que o mesmo é feliz, já que, por tanta palavra vazia que se levanta sobre o dia da criança ou o dia da mulher não têm o mesmo efeito que tem este presente.

Hoje em dia, um pode ver o número de pessoas que não são educadas! E o número de meninos que se deixaram em nome da civilização e sua imoralidade! E quantas vezes se há rebaixado a mulher de sua pureza pelo nome da liberdade!?
Em conclusão, se o Islã aplica a lei da contribuição financeira se verá que se terá um grande avanço em quanto à felicidade da criança, da mulher, e no combate do analfabetismo. A festa de encerramento do mês de Ramadhan é um evento islâmico que destaca o momento da participação humanitária em quanto ao levantamento do nível do povo e a nação.

Isto se faz ao dar ajuda aos pobres e os indigentes, dar refúgio aos meninos abandonados e a difusão do conhecimento e a educação. No geral, a participação sincera na felicidade da criança e a mulher e o combate do analfabetismo.


A oração da festa de encerramento do mês de Ramadhan:

Recomenda-se, em qualquer dia dez de Dhil-Hijajt (a festa de sacrifício) e o primeiro de Shawal (a festa do desjejum), fazer o seguinte:

Primeiro: a purificação (O banho completo).

Segundo: usar roupa nova e perfumar-se.

Terceiro: O ter desjejum antes da oração da festa de desjejum, com tâmara, com Doce, ou com sacrificar um animal da festa de sacrifício.
O Mensageiro de Deus (A.S.) disse: “Deus fez esta festa de sacrifício para satisfazer aos pobres com o alimento de carne”.
Imam Ali (A.S.) disse: “Se conhece a gente o valor espiritual do sacrifício, se prestarão dinheiro por fazê-lo. Deus perdoará ao dono do sacrifício no momento de cair a primeira gota de sangue do animal sacrificado”.

Quarto: Ler esta invocação: “Oh, Deus! Quem se prepara neste dia ou quem estar em alerta, ou quem estar em guarda com a esperança de obter as graças, a ajuda, e os presentes deverá dirigir-se para Ti. Assim, a Ti, meu Senhor, dirijo minha preparação, meu alerta, e meu estado de guarda com esperança de obter Tua ajuda, Tuas recompensas, Teus presentes, Tuas graças e Tuas boas características. Aporto-me agora a uma festa das festas da nação de Teu Profeta Mohamad, Tuas bênçãos sejam para com ele e com sua família. Mas me aporto para Ti sem fazer uma boa obra e sem ajudar a um de Teus servos, senão vim Submetendo-me para Ti confessando meus pecados e meus mal feitos para mim mesmo. Oh, Grandioso! Oh, Grandioso! Oh, Grandioso! Perdoa-me o grande de meus pecados, porque ninguém perdoa os grandes pecados senão Tu. Oh, Deus! Não há mais do que Tu, és o mais Misericordioso!”

Quinto: A oração da festa consta de duas genuflexões, e seu tempo é desde a saída do sol até o meio dia. Mas é melhor do que seja depois da saída do sol.

Como se Pratica a Oração da festa do Eid:

Na primeira genuflexão (unidade) –Rak’at-se lê a Surata da Abertura (Al Hamd), E depois a segunda Surata. Depois dizer: “Alahu Akbar” (Deus é grandíssimo). Faz-se o Al Qunoot (elevando as mãos na posição de súplica, ou seja, diz-se uma invocação) E depois“Alahu Akbar” de novo e lhe segue outra vez o Al Qunoot. Repete-se este processo até dizer cinco vezes o Al Qunoot. Depois do quinto Al Qunoot, dizer Takbeer, e se faz o Ruku’ (a inclinação) e fazer depois disto duas prostrações Sajdas. Segue-se depois com a segunda genuflexão (unidade) –Rak’at. Completam-se quatro vezes o Al Qunoot, cada vez seguida pelo Takbeer, e finalizando o quarto Al Qunoot, fazer Takbeer, continuando com Ruku’ e finalmente com duas prostrações (Sajdas), e o Tachahud e a saudação (Taslim).

Recomenda-se que a oração da festa seja coletiva (ao ar livre). Ler na primeira genuflexão (unidade) a Surata da Iniciação e a Surata “O altíssimo” (AL A’LA) (No.87). Na segunda genuflexão (unidade), ler a abertura e “O sol” (Al Xams) (No.91). Deve-se ler em voz alta.

Não tem Adhan e também não Iqamat, mas se diz a seguinte oração três vezes “Ao Salat”. Quem segue o líder na oração não devera repetir as Suratas da Abertura e a segunda. Em o Al Qunoot, lê-se esta invocação: “Oh, Deus! Quem possui a grandeza e a magnificência, a generosidade e o poder, o perdão e a misericórdia, a piedade e a clemência. Te peço pelo valor deste dia, que o Fizeste uma festa para os Muçulmanos e uma honra, uma fonte, uma consideração, e um excesso do bem para Mohamad (A.S.). Oh, Deus! Abençoe a Mohamad e sua família. Faz-me entrar em todo bem ao qual Fizeste entrar a Mohamad e sua família. Faz-me sair de todo mau que Fizeste sair A Mohamad e sua família. Que Tuas bênçãos estejam com ele e com sua família. Oh, Deus! Peço-te o bem o qual há sido pedido por teus nobres servos e Te peço Tua Proteção a qual há sido pedida por Teus nobres servos”.

Recomenda-se, ao líder da oração, dizer um sermão depois da oração na qual comenta sobre a festa do desjejum e a esmola, assim como da festa do sacrifício com o que se relaciona com o sacrifício. Ademais, mencionar alguns conselhos e avisos.

Ademais, do anterior, recomenda-se ler outras invocações, por exemplo, a invocação Nudba, e outras invocações tomadas da coleção chamada Al Sahifa Al-Sajjadiyyat, como a invocação número 46, que se inicia por: “Oh, Quem tem compaixão em quem não tem compaixão pelos servos”. Ademais, invocação número 48, que se inicia por: “Oh, Deus! Este é um dia Sagrado”. Que foi narrada nos livros concedidos.