A PERSONALIDADE E A IDENTIDADE DA MULHER MUÇULMANA

No Islã se contempla de maneira primordial e relevante, a posição da mulher com o firme desígnio de proteger sua dignidade tendo em conta sua sensibilidade e a consideração que merece como amiga do homem e cara metade da espécie humana.

Os anais da história universal registram os graves erros de conceito em que se incorreu respeito da mulher e sua elevada missão na vida. Não é exagerado destacar que tais erros de conceito e as deficiências experimentadas foram os que ocasionaram os enormes transtornos que entorpeceram o progresso da humanidade. Excetuando as épocas modernas, em que a consciência geral vai localizando a mulher no nível que lhe corresponde, todas as nações da órbita tinham incorrido no grave erro e no pecado tremendo de não saber situar à mulher no nível de absoluta igualdade, naturalmente lhe corresponde, como sucede com a complementação dos pólos elétricos positivo e negativo para produzir luz.

O Islã, pois, veio a regulamentar os procedimentos relacionados com a excelência feminina. Pôs cercas aos desmesurados abusos consagrados pelos costumes, fixando explicitamente normas eqüitativas e responsabilidades.

É necessário assinalar com toda clareza, que a elevação do nível social da mulher e a igualdade entre os dois seres, não deve comportar menosprezando de sua feminilidade. A luz se produz como conseqüência espontânea do contato e normal funcionamento dos pólos positivo e negativo, sem alterações alheias a sua natureza. Igualdade não deve significar desnaturalizar nem imitações que afetem a complementação de ambos gêneros humanos.

O Islã estabelece a igualdade entre o homem e a mulher

Deus estipula no Sagrado Alcorão:

“Jamais desmerecerei a obra de qualquer um de vós (homem ou mulher) porque procedeis uns dos outros! (Na Surata 3, versículo 195).

Na Surata 49, versículo 13, também se especifica:

“Ó humanos, em verdade, Nós vos criamos de macho e fêmea e vos dividimos em povos e tribos, para reconhecerdes uns aos outros. Sabei que o mais honrado, dentre vós, ante Deus, é o mais temente. Sabei que Deus é Sapientíssimo e está bem inteirado”.

Disso se entende, sem dúvida alguma, que a conduta é o que determinam o valor moral e espiritual de ambos sexos.