O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico e é a época do ano mais sagrada para os muçulmanos.
Durante este mês, os muçulmanos não devem ingerir bebidas (nem água) e alimentos, também se abstendo de relações sexuais no período entre a alvorada e o pôr do sol.
Além do jejum físico, é necessário que as pessoas pratiquem caridade e generosidade e evitem ações que possam levá-las ao pecado.
O Ramadan ocorre com base no ciclo lunar. Ele começa e termina com o surgimento da lua nova no céu.
O mês sagrado do Ramadan é a celebração islâmica mais conhecida, e isto se deve à sua relevância e duração. Durante um mês, os muçulmanos jejuam no período entre a alvorada e o pôr do sol.

O jejum é um dos cinco pilares do Islam. É considerado obrigatório para a maioria dos muçulmanos, exceto para aqueles que possam ter a saúde comprometida pela falta de alimento ou que não estejam nas condições adequadas para participar do Ramadan.

Nesta época, é necessário que o muçulmano jejue por cerca de 29 ou 30 dias, mas isto não significa apenas não comer ou beber. Durante o mês sagrado, o muçulmano precisa evitar alguns outros hábitos a fim de elevar a sua espiritualidade e de se aproximar das graças divinas.

Significado do Ramadan
O “Ramadan” é uma palavra árabe cujo significado é “calor intenso”. Este mês ficou conhecido desta forma por causa do clima que predominava na época em que o nome foi escolhido. Naquela estação, os dias eram de sol forte no deserto da Arábia.

O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico. De acordo com a tradição religiosa, este foi o período em que o Profeta Muhammad começou a receber as revelações do Alcorão enquanto meditava na caverna de Hirá, em Meca.

Para relembrar este milagre, os muçulmanos jejuam durante um mês. No entanto, além de não comer e beber, os fiéis são incentivados a melhorar ainda mais o seu comportamento e a evitar hábitos que os levem ao pecado. Isto inclui:

Não olhar propositalmente para pessoas do sexo oposto
Não mentir, caluniar, fofocar, ser grosseiro, etc.
Não dar atenção para intrigas, pessoas encrenqueiras, fofoqueiras, etc.
Buscar a pureza, perdoar e ser paciente
Procurar ser generoso ao fazer caridade