O primeiro-ministro de Israel foi forçado a fazer um desvio de duas horas para a Austrália, por não ter permissão para sobrevoar o céu indonésio.

O avião de Benyamin Netanyahu aterrissou às 6:30 da manhã de quarta-feira (22) em Sydney para quatro dias de visita, que é a primeira visita à Austrália de um primeiro-ministro israelense, como registrado na quarta-feira pelo jornal britânico The Guardian.

Na média, voos diretos de Singapura para Sydney levam cerca de oito horas e meia, mas o tempo total de voo de Netanyahu foi de pouco mais de 11 horas. O motivo é que a aeronave não poderia entrar no espaço aéreo da Indonésia, um país que não tem relações diplomáticas com o regime israelense.

Um representante de Netanyahu, citado por The Guardian, confirmou o caminho seguido pela aeronave, mas não explicou por que o avião tomou uma rota incomum.

O voo era operado pela El Al Israel Airlines. A rota da companhia israelense sobrevoaria alguns países muçulmanos, entre eles a Indonésia, que é um dos principais defensores da Causa Palestina e um forte opositor da política expansionista de Israel.

A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo e foi o terceiro estado a reconhecer a independência da Palestina, logo após o falecido líder da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Yasser Arafat, declarar a independência na capital da Argélia, Argel, em 15 de novembro de 1988.

Em março do ano passado, Netanyahu pediu para estabelecer relações diplomáticas formais com a Indonésia por causa das “muitas oportunidades de cooperação bilateral”, especialmente em tecnologia.

No entanto, o governo da Indonésia rejeitou qualquer aproximação com Israel, garantindo que não há nenhuma possibilidade de relações diplomáticas com o regime de Tel Aviv enquanto a Palestina continuar ocupada.

FTM/MLA/TASS