Nesta sexta-feira (23/06), o mundo celebra o Dia Internacional de Jerusalém – Yamul Quds Al-‘Alami, em árabe. Essa é uma data instituída pelo Ayatollah Ruhollah Mussawi Al-Khomeni (r.a.), que consagrou a última sexta-feira do mês sagrado do Ramadã à rememoração e ao debate sobre a situação da Palestina ocupada.

A cidade de Jerusalém – em árabe Al-Quds, ou “Cidade Santa” – foi a primeira quibla dos muçulmanos, ou seja, a primeira direção à qual eles se orientavam no momento da oração. Depois dela a cidade de Meca foi dada por Allah (SWT) aos muçulmanos como direção das cinco orações diárias.

A data desta sexta-feira busca levar as pessoas de bem do mundo inteiro a uma reflexão sobre a tragédia que se abate sobre a população palestina há, pelo menos, 80 anos. Tragédia essa que começou com a chegada dos primeiros colonos sionistas europeus à Palestina, nas décadas de 1920 e 1930 e que se intensificou nas décadas seguintes.

Esse processo de expuslão violenta da população árabe autóctone – os palestinos -, mediante o terrorismo, e ocupação do território por colonos sionistas de várias partes do mundo gerou uma das maiores diásporas da história. Hoje, estima-se que, pelo menos, um milhão e meio de palestinos e descendentes vivam fora de sua terra natal.

A comunidade muçulmana de Curitiba, reunida na Mesquita Imam Ali, convida a toda a comunidade islâmica e a todos os movimentos sociais e pessoas de bem para que participem desta celebração especial nesta sexta-feira, a partir de 12h30 – horário de Brasília – e suas dependências. O endereço é Rua Keller, 383 – Alto São Francisco.

Rogamos a Allah (SWT), que do alto de Sua infinita bondade, clemência e misericórdia, dê ao Povo Palestino a vitória por sua causa justa e humanitária e que o castigo severo se abata sobre aqueles que promovem a injustiça e a opressão no mundo, in sha Allah.