Neste ano, o auspicioso nascimento da querida filha do Profeta Muhammad (S), Fatima Azzahrá, é celebrado na mesma data do Dia Internacional da Mulher. Nada melhor do que homenagear a filha do Rassul’Allah nesse dia, então, pois Fátima bint Muhammad (a.s.) é a Senhora das Mulheres do Universo, um paradigma para todos os seres humanos e um exemplo da força feminina
Fátima Az-Zahra.
“A que foi protegida do fogo do inferno”
Das famílias mais honradas de Meca, os Bani Hashim, Fatima (S.A.) também foi do grupo dos Sabiqun,(os primeiros crentes do Islão) . Neste ambiente, Fátima (S.A.) nasceu.
Sempre houve um grande mistério que passou de geração em geração, na tradição de mulheres da casa profética. No passado, as mulheres como Maria, mãe de Jesus, e como Fátima (S.A.) eram guiadas para dedicarem-se totalmente à vida espiritual e isso desde pequenas. Já não seriam meros seres humanos. Algo mais estava dentro dessas criaturas, algo que estava além do tempo e da mente. Estas mulheres, instaladas em suas casas, cobertas da cabeça aos pés, fazendo suas rakaa, suas duás, em primeiro lugar pelos pobres da terra e os necessitados e, finalmente, pelos seus vizinhos e familiares.
Os descendentes de Fátima (S.A.) vieram diretamente do Profeta Mohammad (S). A família do “Rassul Allah” (o Mensageiro de Deus) parece ter algo como um halo espiritual, um fogo divino original, circundante em seus rostos, que vem da graça divina e do conhecimento em forma de iluminação. Fátima (S.A.) também parece ter essa aura de fogo ancestral, que vem dos ascendentes de seu pai, Profeta de Allah. Fátima (sa) é uma dessas senhoras celestes inefáveis, que não só tem o seu destino marcado por uma busca espiritual encarnada na revelação divina recebida por seu pai, (também é conhecida como a mãe de seu pai, pelo o amor que ela dedicada ao Profeta) e também tem seu destino marcado a ser um exemplo de prática espiritual perfeita que deve servir como um modelo não só para os seguidores da escola de Ahlul Bayt, mas para todos os muçulmanos e seres humanos em geral.
Quais das inúmeras virtudes escolher em uma pessoa que para todos nós é uma heroína? A pureza, a bondade, a paciência, a coragem excepcional. Suas virtudes, suas características não são deste mundo. Ela é pura perfeição. Sua vida deixa-nos exemplos e lições sempre presente em nossas mais tocantes memórias, sobretudo nos momentos mais difíceis a recordamos.
Seu exemplo sagrado, a sua força nas circunstâncias difíceis da vida… Sua vida é um símbolo de luta e resistência dos oprimidos na causa de Allah, encarnada em uma mulher. Recordá-la é para nós, sempre, um motivo de muita emoção.
O nome escolhido pelo profeta indica algo importante sobre sua personalidade e sua educação. Educação recebida por ela a partir de sua escola religiosa. Sua família vivia, no sangue e no espírito, todas as pressões de um momento em que a revolução do Islã lutava para florescer. Floresceu com ela a rosa do jardim mais puro, o de Ahlul Bayt, na sua fonte mais pura, Al Kawthar, uma menina – A histórica Fátima, nossa heroína! A infalível Fátima, filha de Mohammad,(O Mensageiro de Deus).
Alguns tradutores estudiosos traduzem o nome Fatima como: “A que foi protegida do fogo do inferno”, “Aquela que se acostumou sem as coisas materiais”. Entre seus outros nomes pelos quais também era conhecida estão: Siddiqa (Verdadeira), Mubaraka (a Bendita), Tahira (Virtuosa), Zakiya (Pura), Raaziya al-Marziya (que está satisfeita com a Vontade de Deus) e Muhaddassa (aquela que fala com os anjos ).
Manancial de misericórdia extrema para os pobres do mundo e para quem busca o caminho espiritual, Zahra, a Iluminada, seria o exemplo, o espírito que deve comandar nossas vidas. Vivendo em espírito, é fazer o que fez Fátima Al Zahra. (S.A.) Talvez o seu maior exemplo foi aqui na terra. Este é um dos maiores e mais sagrados exemplos. Devemos meditar sobre a sua profunda mística revolucionária. Apenas isso é capaz de transformar a nossa consciência. Nós somos admiradores de sua viagem celestial rumo ao absoluto, de sua pureza de espírito, conduta e caráter. Seja o seu exemplo sagrado sempre uma luz, que nunca se apaga para conduzir todas as almas.