A comunidade islâmica está em festa ao celebrar o Eid Al-Ghadir, o “Festival de Ghadir”. A data marca não apenas a nomeação do Imam Ali bin Abi Tálib (a.s.) sucessor do Profeta Muhammad (S), mas, determina a completude da Religião Islâmica e estabelece um dos seus mais importantes pilares: a “Willayah“, ou o “governo do jurisconsulto”. Uma garantia de guia correta para os muçulmanos até o final dos tempos.

O nome “Ghadir” remete a um fato histórico muito importante para o Islã. Ao retornar de sua última peregrinação antes de morrer, o Profeta Muhammad (Deus o abençoou e a sua família e os saudou) fez com que as milhares de caravanas que o seguiam parassem. A localidade foi estrategicamente escolhida pelo Rassul’Allah: os Poços de Ghadir – em árabe, Ghadir Khum. Era a última oportunidade de os peregrinos se abastecerem de água antes de se dispersarem e seguir para seus destinos.

Naquele momento, assim que os muçulmanos param, o Selo dos Profetas (S) reza duas raka’at. Em seguida, se eleva sobre todos, toma a mão de Ali (a.s.) e, diante de todos anuncia: “De quem eu sou seu senhor, assim Ali é seu senhor. Ó, Deus! Sê amigo de quem for seu amigo e sê inimigo de quem for seu inimigo”. Então, pede que seja armada uma tenda, e determina que todos os que estão ali presentes adentrem o recinto e jurem fidelidade a Ali.

Na sequência, o Nobre Mensageiro de Allah (S) recebe uma aleya – versículo corânico – que diz: “Nesse dia eu completei a religião para vós, completei meu favor sobre vós, e escolhi para vós o Islã como religião. ” (5:3)

Esse é um fato muito importante, não uma mera coincidência. Logo após a nomeação de Ali como Wally – senhor – dos muçulmanos, Allah considerou o Islã uma religião completa, satisfazendo-se com ela como religião a toda a humanidade. Ou seja, é MANDATÓRIO aos muçulmanos crer na Willayah divinamente guiada e seguir a orientação de Ali e seus sucessores, os Imames Imaculados.

Agradecemos ao Altíssimo por guiar-nos à Senda Reta, orientado-nos em direção à Shi’at de Ali (a.s.) e pedimos a Ele (SWT) que nos faça humildes e agradecidos por Sua imensa generosidade, clemência e misericórdia.

Kil ‘am wa antom bikheir!