Damos início, neste dia, às sessões de rememoração da Ashura. Inicialmente, vamos falar da clemência e da misericórdia divinas, características de Allah (SWT) que podem ser personificadas na figura do Imam Al-Mahdi, o Senhor do Tempo.

O Mehdi Esperado – que Deus apresse seu desvelamento – é o Messias que, por ordem de Deus e em uma época que somente Allah conhece, após uma longa ausência, abençoará o mundo com a sua chegada para encher este planeta de justiça e segurança. A paz e as bênçãos de Deus estejam com o santo reinado do Imam Mahdi e com aqueles que estão esperando por seu advento.

Numa madrugada do mês de Shaaban foi anunciado o nascimento da última flor do Jardim do Imamato, ou seja, do último Imam, aquele califa de Deus na terra que, com a sua chegada, dará início a uma era de equidade, justiça, paz e fraternidade.

O Sapientíssimo, antes da criação do homem, disse aos anjos: “Vou instituir um legatário na terra”! Perguntaram-Lhe: Estabelecerás nela quem ali fará corrupção, derramando sangue, enquanto nós celebramos Teus louvores, glorificando-Te? Disse (o Senhor): Eu sei o que vós ignorais” (Versículo 30 da surata A Vaca).

O primeiro califa de Deus na terra foi o profeta de Adão e consequentemente, após ele, foram nomeados outros profetas. Eles assumiram esta responsabilidade para que não se quebrasse o vínculo entre as criaturas e o seu Criador.  A presença de um califa de Deus na terra é uma das tradições e leis imutáveis ​​que existem no mundo. Um califa que é o espelho de toda a visão da verdade e, acima de tudo, estabelece conexão com Deus. Para que assuma a condição de califa de Deus na terra, é preciso que o ser humano seja a mais perfeita, completa e superior criatura, para refletir as perfeições e a bondade de Deus.

O Alcorão Sagrado conta a história de tribos diferentes e de como o Deus designou um profeta para cada uma delas. Algumas dessas tribos aceitaram a palavra dos profetas; outras, contudo, se rebelaram, caindo na desgraça divina. Estas histórias do Alcorão têm uma mensagem: Deus não abandonará os seus servos sem guia. Esta é a tradição definitiva, em todo o sistema da criação.

O Imam Ali (as), no primeiro sermão do Nahj al-Balaghah, depois de relembrar a criação da terra e do céu, e referir-se à criação de Adão (A.S.), diz: “Deus jamais permitiu que sua criação ficasse sem um profeta por ele instituído, ou sem um Livro procedente d’Ele, ou um argumento unificador ou uma alegação permanente”.

O Hadhrat Mahdi (Afs) é o grande reformador que irá mudar o rumo da história e acabar com a injustiça e a tirania. Ele restaurará a segurança e a paz mundial na terra. A prosperidade virá com ele e não haverá lugar para a pobreza, a insegurança e o terrorismo.

Ele é a grande misericórdia que Deus, o Altíssimo, enviará para Seus servos, para fortalecê-los e guiá-los para a senda reta. Ele espalhará o verdadeiro Islã, que foi revelado pelo Senhor do Universo. Ele foi escolhido por Deus, o Altíssimo, dentre Seus servos prediletos para restaurar a paz social e instaurar os grandes valores na terra. Ele será a mais altruísta das pessoas, com visão impecável, coração nobre e conduta excelente.

A humanidade, que está sofrendo com problemas, guerras e catástrofes, será salva por um descendente da família do Profeta (S) que foi anunciado pelo próprio Profeta e pelos grandes Imames (A.S.). As narrativas sobre a vinda do Mehdi são exatas e foram confirmadas pelos narradores e sábios. Os grandes sábios, de todas as escolas, são unânimes no registro delas, em livros de tradição fidedignos, ao ponto de quem duvidar de sua veracidade estar duvidando das obrigações da religião.

O Imam Mahdi (A.S) teve várias alcunhas, tais como: “Al-Muntazar”, ou seja, “O Esperado”, pois ele está sendo esperado até o fim dos tempos; “Al-Qáem”, ou seja, “O Reformador” e “Sáheb Azzamán”, ou seja, “O Dono dos Tempos”, porque ele retornará no fim dos tempos e erguerá a bandeira da justiça e dos direitos humanos. Entretanto, ele é mais conhecido por “Al-Mahdi”, isto é “O Guia”, por ter sido e tornar a ser, sob ordem de Allah, o guia do povo, depois da aberração e da hesitação.

O movimento histórico caminha de acordo com as leis e os preceitos sociais, tal como caminham as leis e os preceitos físicos. E todos esses fenômenos se regulam conforme a sabedoria e a bênção de Deus Altíssimo, a fim de proteger a humanidade e envolvê-la com o Seu apoio e sustentáculo, encaminhando-a às linhas traçadas para a felicidade e tranquilidade, em todas as gerações, desde o seu início até o fim dos tempos.

Da mesma forma se apresentaram os Imames, os tutores, os comandantes e os sábios devotos a Deus, numa extensão natural do movimento dos Profetas (A.S). Porém, a conduta dos homens na Terra não prosseguiu de acordo com os desígnios de Deus Supremo. Ela foi deturpada pelos elementos do mal e os poderes da crueldade, os quais combatem a retidão e a justiça com todas as suas forças. Aliás, as biografias dos Profetas (A.S) são as testemunhas de horrendos massacres, de lutas e de perseguições por eles sofridas, numa batalha do Bem contra o Mal. Entretanto, o Poder de Deus Altíssimo e Suas determinações foram traçados para o futuro dos seres humanos com a paz e a justiça. Certamente, nelas a nave da humanidade irá ancorar por fim, no litoral da felicidade e da segurança. Quanto a isso, uma grande variedade de livros sagrados faz menção, mesmo antes do surgimento do Islã. Todas as escrituras são unânimes em anunciar a vitória da justiça, por meio de um Reformador que, no fim dos tempos, disseminará a aplicação dos direitos humanos, opondo-se contra o mal e a crueldade. Pois, a religião islâmica enriqueceu este pensamento e esclareceu-o em toda a sua extensão.

Muitos dos versículos corânicos aludem sobre o Imam Mahdi e sua sucessão na Terra, assessorado por auxiliares virtuosos na formação de um Estado de Justiça e de Direito:

Diz Allah (SWT) no Alcorão Sagrado: “Temos escrito nos Salmos, depois da mensagem, que a Terra herdá-la-ão meus servos meritórios”. (Surata Al-Anbiá, Cap. 21, V. 105)

“Deus prometeu àqueles que dentre vós creram e praticaram o bem, fazê-los herdeiros da Terra, como fez com seus antepassados e consolidar lhes a sua religião que escolheu para eles e trocar-lhes a sua apreensão pela tranquilidade. Que me adorem e nada me atribuíam e aqueles que abjuraram depois disto, são, pois, os depravados” (Surata Annúr, Cap. 24, V. 55).

“E queremos agraciar os subjugados na Terra, designando os Imames e constituindo-os herdeiros” (Surata Al-Qissas, Cap. 28, V. 5)

“Ele é quem enviou Seu apóstolo no caminho reto e à religião da verdade para fazê-la prevalecer sobre todas as religiões, ainda que isto desgoste os idólatras” (Surata Assaf, Cap. 61, V. 9)

Os estudiosos e teólogos, intérpretes desses versículos corânicos, mencionam que eles foram revelados a fim de apontar o Imam Al-Mahdi (A.S) e a constituição de seu Estado abençoado.

Em sua vida social, o homem precisa de governo e governantes para preservar-se, sobreviver e progredir. Os seres humanos se submetem aos governantes para construir uma sociedade saudável e sossegada, livre de qualquer opressão. Mas, infelizmente, ainda não se alcançou essa situação ideal. Cada vez mais o ser humano testemunha a disseminação de várias opressões, da tirania e da miséria. Agora que o ambiente político, social e individual está abalado por várias formas de intrigas, em todos os lugares, o homem, desesperada e profundamente, deseja um tempo em que chegue um homem de Deus e seja instalada a justiça. E este desejo ou expectativa é um terreno adequado para a aceitação da governança global do Imam Mahdi (AFS).

É claro, deve-se notar que essa expectativa não significa passividade e silêncio, de modo que as pessoas se sentem em um canto e não façam nada para reformar e corrigir as coisas. Esperar significa ter esperança e desejo. Esperança e desejo na vida humana é o fator mais efetivo de movimento e da resistência. O espírito e a essência desta esperança é o otimismo humano pelo futuro, que Deus prometeu efetivamente em versículos do Alcorão e em narrações.

O período do governo do Imam Mahdi será a era do florescimento das capacidades humanas e das diferentes ciências que o homem conseguiu desenvolver ao longo de sua história. Com a chegada do Salvador do Mundo, a ignorância mudará com o conhecimento e os homens encontrarão sua dignidade perdida. É evidente que a origem da dignidade é o ensino das verdades que Deus deu aos crentes. Então, o homem se beneficiará do conhecimento da dignidade humana e da virtude. Allah chama Seus servos para respeitar uns aos outros e também para respeitar os direitos materiais e espirituais. Ele acredita que seus servos merecem a verdadeira justiça, sem colonialismo, exploração ou opressão que prejudique sua dignidade e respeito.

Entre os fatores que têm um papel importante na recuperação da dignidade humana está a justiça. Considerando que o significado de justiça é colocar as coisas em seu devido lugar, se entre as comunidades humanas a justiça for executada da melhor maneira, certamente, os indivíduos alcançarão a plenitude de sua condição humana, que é a mais elevada na Criação.

A governança do Imam Mahdi vai acabar com a tirania e a injustiça e reacender os ideais da moral e da virtude, incluindo a dignidade humana, em todo o mundo. O Imam aparecerá com apoio divino, vai abrir uma nova janela na história humana e dar uma nova vida aos homens.

Aguardamos o dia em que os olhos de todos os seres humanos enxergarão a luz do Mahdi Esperado, o Prometido, e que, com a liderança inigualável desse grande salvador, as pessoas realizem seus sonhos e ideais.