No dia 7 de Safar os muçulmanos celebram o nascimento do Imam Mussa ibn Jaafar Al-Kazem, o sétimo Imam da Casa Profética – que a paz esteja com ele. O Imam Mussa era chamado de “O Silencioso” –  em árabe “Al-Kazem” – por causa de sua paciência, clemência e calma. Outros o apelidavam de “Assaleh”, ou seja “O Bom Devoto” e “Zein Al-Mujtahidin”, que significa “Formosura dos Estudiosos” devido a sua extrema devoção e intelectualidade.

O Imam Mussa “Al-Kazem” nasceu na cidade de Al-Abuá, onde faleceu Amina Bent Wáhb, a mãe do Mensageiro de Deus (S). Esta cidade fica entre Medina e Meca. Conta-se que, quando informaram o Imam Jaafar “Assadeq” do seu nascimento, ele exultou de alegria dizendo: “Quisera não Ter outros filhos além deste, para que nenhum compartilhasse com ele o meu amor paterno!”

O Imam “Assadeq” permaneceu pouco tempo na localidade de Al-Abuá, retornando logo para a cidade de Medina, levando consigo seu filho recém-nascido. Ao chegarem na cidade, as pessoas vieram em grupo para felicitá-lo pelo nascimento de seu filho Mussa. O Imam Jaafar “Assadeq” ofereceu aos amigos, parentes e vizinhos uma festa com um banquete por três dias consecutivos.

Como era comum naquela época, o Imam al-Kazem (a.s.) teve trinta e sete filhos, sendo dezoito do sexo masculino e dezenove do sexo feminino.

O Imam Mussa Ibn Jaafar al-Kazem tomou posse do Imamato após a morte de seu pai, por volta do ano 148 da Hijra, correspondente ao ano de 758 d.C. Tinha ele então vinte anos de idade, ficando no comando da comunidade islâmica por trinta e cinco anos. O Imam Al-Kazem (a.s.) foi o herdeiro da sabedoria e sapiência de seu pai e de seus avós. Ele era admirado pela sua fina índole, desprendimento, generosidade, paciência e coragem.

Seu pai, o Imam Assadeq disse-lhe certa vez: “Graças a Deus que te fez o sucessor de Teus ancestrais, a alegria dos Profetas e a compensação dos amigos”.