O mês de Rajab é especial, entre outros motivos, porque nele comemoramos o nascimento daquele que foi a guia dos muçulmanos, após o falecimento do Profeta Muhammad (S). Primo e genro do Rassul’Allah, sucessor daquele que foi o Selo dos Profetas, o Imam Ali ibn Abi Talib – que a paz esteja com ele – é um exemplo eterno de sabedoria, tranquilidade, paz e respeito.

Sua distinção começou com seu nascimento milagroso. Deus deu a ele a deferência de nascer dentro da Caaba Sagrada, o primeiro templo de Deus na terra. Sua mãe, Fátima bint Assad (a.s.) sentia as dores do parto, nas proximidades do sagrado edifício quando, então Allah (SWT) atendeu suas súplicas, fez com que as paredes se abrissem. Ela adentrou aquele recinto abençoado, deu ali à luz seu rebento, atendida e socorrida pelos anjos. Após o parto, eis que as paredes da Caaba se abrem e ela sai dali com seu querido filhinho nos braços.

Em vida, Ali (a.s.) demonstrou grande coragem. Ainda jovem, alojou-se na cama do Profeta, esperando que os assassinos de Quraish chegassem para assassinar o Mensageiro de Deus, enquanto este se dirigia a Yathrib; antes desse grande feito, havia sido o primeiro ser humano do sexo masculino a manifestar sua crença na mensagem e missão de Muhammad, ainda na idade de 11 anos.

Mais jovem que o Profeta, Ali foi criado por ele, de quem recebeu os mais puros e verdadeiros ensinamentos religiosos. A convivência com o mais completo dos seres humanos em todos os tempos fez dele, também, um ser humano completo, digno, justo, correto, inteligente, conhecedor, amoroso, um líder.

Ali ma’ al haq wa al haq ma’ Ali” – “Ali está com a verdade e a verdade está com Ali”, dizia o Grande Mensageiro de Deus (S). Festejamos, portanto, o seu nascimento e nos congratulamos por pertencer a sua shi’at. Kil ‘am wa antom bikheir!