O Conselho Francês do Culto Muçulmano (CFCM) e o reitor da Mesquita de Lyon, na terça-feira (11 de Shaaban), chamaram os muçulmanos da França para “mostrar sua solidariedade” e “participar do esforço financeiro” para reconstruir a Catedral de Notre-Dame em Paris.

O CFCM “chama os muçulmanos da França para participar do esforço financeiro para a reconstrução desta obra-prima arquitetônica que é a glória do nosso país”, disse o organismo em um comunicado, expressando “sua imensa tristeza”. e “sua solidariedade e fraternidade aos cristãos de todo o mundo”.

A catedral é o “símbolo do cristianismo, local de culto do catolicismo, joia de Paris, coração da História da França e Patrimônio da Humanidade”, acrescentou.

O incêndio que assolou a famosa catedral parisiense na noite de segunda-feira, um dos monumentos mais emblemáticos da capital, provocou uma grande onda de solidariedade e levou o executivo a lançar uma importante assinatura nacional para financiar o trabalho de reconstrução. Grandes fortunas francesas, empresas ou autoridades locais responderam ao chamado.

“Hoje nós estamos em solidariedade com o nosso país e apelamos aos muçulmanos na França para mostrar sua solidariedade, participando ativamente da campanha nacional de solidariedade a ser lançada para encontrar os meios para reconstruir este lugar da história do nosso país e este lugar de oração, tão caro aos nossos irmãos cristãos”, Kamel Kabtane, presidente do Conselho de Mesquitas de Rhône, escreveu em um comunicado.

Segundo Kabtane, “tanto quanto seus compatriotas, os muçulmanos de nossa região estão incomodados com esse desastre”.
“Nossa Senhora de Paris , além de ser um local de culto, é a alma do nosso país. É nesse lugar que os franceses vieram celebrar os momentos mais felizes de sua história “, observa.