Um vídeo, recém lançado, retratando uma visão “alternativa” sobre o Profeta Jesus, o filho de Maria – que a paz esteja com amos – tem despertado comentários inflamados contra e a favor. O Ibei, na condição de entidade afeita aos estudos da Religião Islâmica, vem, de pronto, esclarecer que, para o Islã e os seus seguidores, tanto o Profeta ‘Issa quanto sua mãe, Mariam (a.s.) são figuras de grande respeito. Aliás, todos os profetas são tidos como mensageiros eleitos por Allah (SWT), com o objetivo de transmitir aos humanos a Sua lei.

Consideramos todos os profetas pessoas imaculadas e infalíveis, dignas em sua essência, respeitosas e respeitáveis, modelos de conduta aos humanos e exemplos de comportamento ético, generoso, persistente, corajoso e cordial. Por tudo isso, merecem o respeito de todos os homens e mulheres, em todas as eras e lugares, pois sua palavra vem do próprio Criador. E assim deve ser, pois desrespeitar a modelo que representam e a sua missão significa, a nosso ver, desrespeitar o próprio Criador (SWT).

Entendemos que o bom humor é uma virtude mas, como todo comportamento humano, tem seus limites. O humor não pode ser empregado com o objetivo de deturpar, difamar, desonrar e prejudicar os vivos e aqueles que já se foram, mas legaram à humanidade uma herança de amor, paz, compreensão e respeito. Entendemos que a liberdade de expressão não é um direito absoluto, mas condicionado a critérios de ética e, até mesmo, circunscrito aos limites da legalidade.

Rogamos a Allah (SWT) que oriente e guie as mentes e corações daqueles que exercem a arte como profissão, aliás, profissão tão necessária e importante, para que ajam, sempre, com discernimento e respeito.