Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

As virtudes do mês de Rajab e suas recomendações:

É um dos meses sagrados. Recomenda-se nele o banho e muita oração, jejum, Esteghfar, leitura do Alcorão sagrado, Tahlil e a súplica aos fiéis e aos guerreiros, para que sejam vitoriosos em uma vitória honrada e que seus inimigos sejam derrotados.

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “O mês de Rajab é o grandioso mês de Deus, nunca será alcançado por outro mês em suas virtudes. Em seus dias, é pecado combater os infiéis e os incrédulos (somente se for por defesa). O mês Rajab é o mês de Deus, o mês de Shaabán é o meu mês e o mês de Ramadã é o mês da minha nação. Aquele que jejuar um dia do mês de Rajab receberá o agrado divino, se afastará da ira de Deus e fechará contra si uma das portas do inferno”.

As recomendações do mês Rajab:

O Banho

O Profeta Mohammad (S.A.A.S.) disse: “Quem se banhar no início, no meio e no final do mês de Rajab, se purificará de seus pecados como se tivesse nascido de novo”.

O Jejum

O Imam Musssa bin Jafar (A.S.) disse: “Quem jejuar um dia do mês de Rajab, o inferno se afastará dele numa distância equivalente a um ano de caminhada, e quem jejuar três dias, torna-se obrigatório a ele o paraíso”.

A Oração

Sessenta genuflexões, duas a cada dia, e ler em cada uma depois da Surata Al-Fatiha (A Abertura), três vezes a Surata Al-Kafirun (Os Incrédulos) e uma vez a Surata Attauhid (A Unicidade) e depois recitar a seguinte súplica: LA ILAHA ILLALLAH, UAHDAHU LA CHARICA LAH, LAHUL MULKO UA LAHUL HAMD, IOHII UA IUMIT, UA IUMITO UA IOHII, UA HUA HAIION LA IAMUT, BI-IADEHIL KHAIR, UA HUA ALA KOLLE CHA’EN KADIR, UA ILAIHEL MASIR, UA LA HAULA UA LA KUUATA ILLA BILLAHEL ALIIEL ADIM, ALLAHOMMA SALLE ALA MOHAMMADEN UA ALI MOHAMMAD AL-NABIIEL OMMI UA ALEH. (Não há outra divindade além de Deus, Único sem associados, Senhor do reino e da glória, dá a vida e dá a morte, dá a morte e dá a vida, e Ele é vivo e jamais morre, em Suas mãos está o bem e Ele tem poder sobre todas as coisas, e para Ele é o retorno, não há força nem poder senão em Deus, o Altíssimo, o Infinito. Deus, abençoe Mohammad e sua linhagem). Após essa súplica, passar a mão sobre o rosto. O resto da oração é igual à oração da manhã.

Attahill

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Quem pronunciar no mês de Rajab LA ILAHA ILLALLAH (Testemunho que não há divindade além de Deus) mil vezes, Deus registra em seu benefício cem mil recompensas”.

Al-Esteghfar

ASTEGHFER-OLLAH UA AS’ALUHU ATTAUBAH (Peço perdão a Deus, arrependido)

ASTEGHFER-OLLAH UA ATUBO ELAIH (Peço perdão a Deus e me arrependo a Ele)

O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) disse: “Rajab é o mês do Esteghfar (pedido de perdão) para a minha nação, pois ele é perdoador e clemente, e é nomeado de Rajab, ‘o despejador’, porque a clemência de Deus é despejada sobre a minha nação”.

As Visitações (Ziarat)

Ler a visitação do Imam Al-Hussein (A.S.) no início e no meio do mês de Rajab, ler a visitação do Imam Ali (A.S.) na vigésima sétima noite de Rajab (A Noite da Revelação) e a visita do Profeta Mohammad (S.A.A.S.) no vigésimo sétimo dia; é recomendado fazer jejum e pronunciar muito a frase: ALLAHUMMA SALLI ALA MOHAMMAD UA ALI MOHAMMAD (Deus, abençoe Mohammad e a sua linhagem.)

A leitura da Surata Attauhid

Quem a ler cem vezes na sexta-feira, no dia do Juízo Final terá uma luz que o conduzirá para o Paraíso.

Diversificar na leitura das súplicas recomendadas deste mês

Entre elas a qual o Imam Assadeq (A.S.) disse sobre ela: “É lida em todas as manhãs e noites depois das orações obrigatórias realizadas no mês de Rajab”. É a seguinte:

IA MAN ARJUHO LEKULLI KHAIR, UA AMANO SAKHATAHU ENDA KULLE CHAR, IA MAN IU’TEL-KHATHIRA BEL KALIL, IA MAN IO’TI MAN SA’ALAH, IA MAN IO’TI MAN LAM IAS’ALHU UA MAN LAM IA’REFHU TAHANNUNAN MENHU UA RAHMAH, A’TENI BEMAS’ALATI IIAK, JAMI’A KHAIREDDONIA UA JAMI’A KHAIREL AKHERA, UASREF ANNI BIMAS’ALATI IIAK, JAMI’A SHARREDDONIA UA SHARREL AKHERAH, FA’ENNAHU GHAIRO MANKUSEN MA A’TAIT, UA ZEDNI MEN FADLEKA IA KARIM, IADHAL JALALE UAL EKRAM, IADHAL NO’AMA’I UALJUD, IADHAL MANNE UATTAUL, HARREM SHAIBATI ANNAR. (Ó aquele que peço para todo bem, sei que Ele não vai se zangar comigo, Ó quem dá o muito por pouco, Ó quem escuta quem roga, Ó quem escuta quem não roga e nem te conhece pois Ele dá de Sua clemência e carinho, dê me o que eu Te peço, todo o bem da vida terrena e eterna, e afaste de mim todo o mal desta e da outra vida, porque sei que o Senhor nunca dá algo faltando, e concede de Suas virtudes para mim, ó Generoso, (Agora coloque a mão esquerda em sua barba e movimente seu indicador direito) e diga: ‘Ó, Senhor da majestade e da generosidade, Ó, Senhor da abundância e da bondade nobre, Ó, Senhor da ostentação e da dádiva, priva-me do fogo do inferno.)

Observações:

Quem quiser se enriquecer mais deve procurar o livro Mafatih Al-Jenan (As Chaves do Paraíso) no capitulo “Virtudes do mês de Rajab e suas recomendações”:

As celebrações mais importantes deste mês sagrado:

1- Nascimento do Imam Mohammad Al-Baquer (A.S.) em 1 de Rajab de 57 – Héjira.
O Imam disse: “Os nossos seguidores (xiitas) são os que obedecem a Deus”.

2- Nascimento do Imam Ali Al-Hadi (A.S.) em 2 de Rajab de 212 – Héjira
O Imam disse: “O ignorante é prisioneiro de sua língua (fala)”.

3- Martírio do Imam Ali Al-Hadi (A.S.) em 3 de Rajab de 254 – Héjira.
O Imam disse: “Não sinta-se seguro do mal daquele que não valoriza a si mesmo ”.

4- Nascimento do Imam Mohammad Al-Jawad em 10 de Rajab de 195 – Héjira.
O Imam disse: “A traição do fiel, basta ser confiante dos traidores”.

5- Nascimento do Príncipe dos fiéis Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) em 13 de Rajab de 23 – Antes da Hégira.
O Imam disse: “Quem combater a verdade, será derrotado ”.

6- Martírio de Zainab Al-Kubra (A.S.) em 15 de Rajab de 62 – Héjira.

Disse: “Ó, nosso Senhor, tome para nós o nosso direto, e se vinga de quem nos oprimiu, e despeja a Tua ira contra quem derramou o nosso sangue e matou os nossos protetores ”.

7- Martírio do Imam Al-Kadhem (A.S.) em 25 de Rajab de 183 – Héjira.
O Imam disse: “Ser amoroso com as pessoas é metade da inteligência e razão”.

8- A revelação da mensagem sagrada ao Profeta Mohammad (S.A.A.S.) em 27 de Rajab de 13 A.H.
O profeta disse: “O muçulmano é aquele com quem os muçulmanos estejam seguros de suas maldades ”.

Louvado seja Deus o Senhor do Universo e que a sua Paz e benção esteja com o Mohammad e a sua purificada linhagem.