No dia 13 de Rajab, os muçulmanos celebram o nascimento milagroso daquele que foi o grande apoiador do Profeta Muhammad (S), o Imam Ali bin Abi Tálib – que a paz esteja com ele. Coragem, inteligência, fidelidade, profunda espiritualidade são apenas algumas de suas imensas qualidades.

Primo do Profeta Muhammad (S), o Imam Ali foi escolhido por este para ser seu genro, dando-lhe a mão de sua filha querida, Fátima (a.s.). Mais tarde, quando pressentia que sua vida terrena chegava ao seu desfecho final, nomeou, ao término de sua última peregrinação à Caaba Sagrada, Ali (a.s.) seu sucessor.

A sua vida não poderia ter outro destino senão as bênçãos continuadas de Allah, pois eis que, desde sua vinda a este mundo, Ali (a.s.) foi distinguido com acontecimentos extraordinários. A começar pelo seu nascimento, que ocorreu em nenhum outro lugar senão o recinto interno da Caaba Sagrada, em Meca. Ao sentir as dores do parto, sua mãe, Fátima bint Assad, rogou o socorro do Majestoso. Foi prontamente atendida. As paredes da Casa de Allah se abriram e ela pode, ali, buscar refúgio para o nascimento de seu querido filho.

A vida de Ali bin Abi Tálib (a.s.) foi dedicada à defesa, ao entendimento perfeito e à propagação do Islã. Os companheiros do Profeta (S) recorriam a ele, frequentemente, para solucionar litígios ou se instruir quanto às normas de governo e questões corânicas. “Ali ma’ al haq wa al haq ma’ Ali“, dizia o Rassul’Allah (S). Ou seja: “Ali está com a verdade e a verdade está com Ali”.

A profunda sabedoria de Ali bin Abi Tálib (a.s.) foi explicitada pelo Nobre Mensageiro (S) em outros aforismos, entre os quais destacamos: “Ana madinatul ‘Ilm wa Ali babuha“, ou seja, “Eu sou a cidade do conhecimento e Ali é a sua porta”. Isso significa que, para atingir o verdadeiro conhecimento sobre o Islã, é preciso adentrar as portas do conhecimento representadas pelos estudos e Ali (a.s.).

Somos felizes por pertencemos à Shi’at de Ali e rogamos a Allah para que estenda suas bênçãos durante esse mês de Rajab pelo nascimento do Amirul Mo’minin Ali bin Abi Talib!