O mês de Ramadã é, também, o mês em que recordamos o martírio do Imam Ali (a.s.). Sua proeminência entre os companheiros do Profeta (S) e entre os muçulmanos de todas as escolas e tendências filosóficas, em todas as eras, sempre foi notável. Como comprovam os ahadith – ditos proféticos – compilados, até mesmo, pelos sábios da Escola Sunita. Seguem alguns deles:

  • Disse o Profeta Muhammad (S):

“Ó, Ali, nosso exemplo é como o de uma árvore, da qual eu sou suas raízes e tu, seus ramos, Hassan e Hussein são os frutos e nossos xiitas, as folhas. Por acaso, uma árvore pura não dá frutos puros?”

(Tārikh Dameshq Ibn ‘Asākir, t. 42, pág. 384)

 

  • Disse o Mensageiro de Deus (S):

“Ó, Ali, eu sou a cidade do conhecimento e tu és sua porta e nunca ninguém poderá entrar nessa cidade senão por sua porta. Engana-se quem diz amar-me, sendo teu inimigo, porque tu és para de mim e eu sou parte de ti; és carne de minha carne e sangue do meu sangue; tua alma é minha alma, teu interior é o meu interior e teu exterior é meu exterior. Quem te obedece, alcança o sucesso e quem te desobedece, a desdita. Quem aceita tua wilayah (Imamato) adquire benefícios e quem a rechaça, prejuízos. Quem te acompanha logra o êxito e quem tem abandona, a ruína. O teu exemplo e de todos os Imames de tua descendência – depois de mim – é como aquele da arca de Noé. Todo aquele que embarca nela se salva, e quem se nega a embarcar nela, é aniquilado. E o exemplo de todos vós (os Imames de minha descendência) é como o exemplo das estrelas, pois se uma delas desaparece no firmamento, outra aparece ao anoitecer, assim uma atrás da outra, até o Dia do Juízo”.

(Janābīʿ al-Mawadda, pág. 36)

 

  • Annas Ibn Malik narrou:

“Eu estava sentado junto ao Profeta Muhammad (S) quando, de repente, chegou o Imam Ali ibn Abi Talib, e o Profeta disse: ‘Ó, Annas, este (Ali) e eu, somos a evidência de Deus para Suas criaturas”.

(Tārikh Dameshq Ibn ‘Asākir, t. 42, pág. 308)

 

  • Narrou Umm Salamah, a esposa do Profeta (S):

“Certamente, o Profeta reuniu Ali, Hassan, Hussein e Fátima e os cobriu com um manto. Em seguida, disse: ‘Ó, Deus, estes são meus Ahlul Beit, o melhor da minha gente! Ó, Deus, mantém os distantes de toda impureza e abominação e purifica-os por completo!”.

Então, Umm Salamah perguntou ao Profeta (S):

“Por acaso, eu não sou deles, também, ó, apóstolo de Deus?”

O Profeta respondeu:

“Não, mas tu estás na senda do bem e da guia (divina)”.

(Musnad Ahmad ibn Hanbal, hadith 25383)

 

  • Disse o Profeta Muhammad (S):

“Quem aborrece Ali, aborrece a mim”.

(Musnad Ahmad ibn Hanbal, hadith 15394)

 

  • Disse o Mensageiro de Dios (S):

“Ali é o melhor dos seres humanos, quem não aceita sua A guai (Imamato) certamente é um incrédulo”.

(Tārikh Dameshq Ibn ‘Asākir, t. 42, pág. 372)

  • Disse o Profeta do Islã (S):

“O golpe de Ali no dia da Batalha do Fosso tem mais mérito que todas as ações de minha comunidade, até o Dia do Juízo Final”.

(Janābīʿ al-Mawadda, pág. 163)