Sua Eminência, Seyed Ali Al-Sistani – que Deus o proteja – reuniu-se na manhã do último sábado com o Sumo Sacerdote da Igreja Católica, Papa Francisco.

Durante o encontro, a conversa girou em torno dos grandes desafios que a humanidade enfrenta neste momento e o papel da fé em Deus – exaltado seja! -, em Suas mensagens e o compromisso com os elevados valores morais para superá-los. Sua Eminência, Seyed Sistani, falou sobre o sofrimento de muitos em vários países devido à opressão, submissão, pobreza, perseguição religiosa e intelectual, a supressão da liberdade política, a ausência de justiça social, especialmente o sofrimento de muitas pessoas, em nossa região, por causa de guerras, atos de violência, cercos econômicos, expulsões em massa etc, a saber, o caso do povo palestino nas terras ocupadas.

Sua Eminência referiu-se ao papel que as principais autoridades religiosas e espirituais devem assumir para pôr fim a estes sofrimentos e ao que se espera delas no sentido de pressionar as partes interessadas, nomeadamente as grandes potências, para dar prioridade à razão e sabedoria, descarte da linguagem da guerra e evitar servir seus interesses pessoais às custas dos direitos das pessoas (de outras nações) à liberdade e à dignidade.

Ele também enfatizou a importância de esforços coletivos conjuntos para fortalecer os valores da amizade social, convivência pacífica e solidariedade humana em todas as sociedades, construídos na preservação dos direitos e respeito mútuo entre os seguidores de diferentes religiões e tendências ideológicas.

Sua Eminência elogiou o papel do Iraque, sua grande história e as virtudes de seu nobre povo, com todas as suas afiliações e expressou sua esperança de que superem as dificuldades atuais em um futuro próximo.

Ele enfatizou seu cuidado especial em garantir que os cidadãos cristãos vivam como todos os outros iraquianos em termos de segurança, paz e gozo de todos os seus direitos constitucionais. Ele se referiu à parte do papel que os líderes religiosos desempenharam em protegê-los e a todos aqueles que foram vítimas da opressão e danos durante os eventos dos últimos anos, especialmente à época em que terroristas tomaram grandes áreas em vários distritos iraquianos. E cometeram crimes e atos vergonhosos.

Sua Eminência desejou boa sorte e felicidades ao Sumo Sacerdote, aos seguidores da Igreja Católica e a toda a humanidade e agradeceu-lhe por se dar ao trabalho de viajar à nobre cidade de Al-Najaf para essa visita.