No último dia 12 de junho foi celebrado o nascimento de FátimaMaassumah (a.s.). Filha do Imam Al-Kazem e irmã do Imam Reda (a paz esteja com ambos), ela segue sendo o exemplo de uma vida piedosa e feliz, seguindo os ensinamentos do Alcorão e do Islã. Ela passou os momentos de sua vida na recordação e proximidade Deus.

Esta respeitável senhora foi criada no seio da fé, virtude, castidade, da fonte da sabedoria e pureza da alma. Sua devoção e cortesia adornaram sua alma e espírito. Fátima Maassumah (a.s.) nasceu no primeiro dia de Zil Qa’adah do ano 173 da Hégira, na cidade de Medina. A família de seu pai (a.s.) foi escolhida para a liderança e guia dos muçulmanos, em todos os tempos. Os sublimes Imames seguiram o exemplo do Profeta Muhammad (S).

Sua mãe foi Naime Hatun. Podemos dizer que ela nasceu numa família de pessoas sábias. Seus pais lhe deram educação e seu irmão (a.s.) deu-lhe o epíteto de “Ma’assumah”, que significa “purificada”, isenta de qualquer desvio.

Entre os filhos do Imam Al-Kazem (a.s.), depois de seu irmão Ali bin Mussa Al-Reda (a.s.), ela teve a posição mais elevada do ponto de vista da sabedoria, da ética e da moral. Num fragmento do Du’a (súplica) que se faz durante a visita ao seu santuário, na cidade iraniana de Qom, há uma passagem na qual o peregrino diz: “A paz esteja contigo, ó natureza pura e limpa do proceder, mulher pura, decente e honrada”.

Sabendo da opressão que seu irmão, o Imam Reda (a.s.), sofria na região do Khorrassan, atual Irã, Fátima Maassumah (a.s.) deixou a cidade de Medina e colocou-se em marcha no sentido Nordeste de sua terra natal, para ir em socorro dele. No entanto, no meio do caminho, na cidade de Qom, veio ao encontro do Criador. Naquele santo solo, ergueu-se um santuário e, em seu redor, uma pujante cidade que, atualmente, recebe milhões de peregrinos, todos os anos.