O dia 13 de Rajab é um marco na história da humanidade. Nesta abençoada data, nasceu um homem inigualável na história dos seres humanos. Conhecido como o Senhor dos Crentes – Amirul Mu’minin, ele é o Imam Ali bin Abi Talib – que a paz esteja com ele.

Os que o conhecem ajoelham-se diante da sua sabedoria; os que não o conhecem, vivem num triste vazio, perdidos, à procura da luz salvadora.

Todos os grandes personagens do mundo, como cientistas, artistas, esportistas, literários, políticos, líderes mundiais, reis, principies e outros, tiveram a oportunidade de ser lembrados por um determinado tempo. Depois, pouco a pouco, a própria história os conservou dentro dos livros, enfileirados nas prateleiras – alguns com pó, outros não. Algumas dessas personagens foram ultrapassadas por inovações ou pela discordância das novas teses, apresentadas nas gerações que, a cada época, surgiam, eliminando assim os feitos do passado.

Todos e outros mais, sem dúvida alguma, contribuíram, de uma certa forma, para a humanidade, trazendo benefícios – uns, temporários, outros, que atravessaram os tempos.

Todavia, quem conhece o Imam Ali bin Abi Talib (a.s.), sabe muito bem que ele não só atravessou o tempo, como também está presente em todas as épocas, por meio de seus ensinamentos. Não só os seus seguidores, mas o mundo inteiro se beneficiaram de sua sabedoria.

A sua vida com o seu Senhor,  a sua vida  consigo mesmo, a sua vida com os seus pais e familiares,  a sua vida com a sua esposa e filhos, a sua vida social, a sua vida com os necessitados, com os clãs da época, com os vizinhos, enfim, em todas as etapas de sua vida, desde a sua infância até a sua partida como mártir, foi um grande exemplo, deixando legados em todos os momentos, que servem de orientação a todas as gerações.

Muitos historiadores, tanto os orientais como os ocidentais, já descreveram o Imam Ali bin Abi Talib (a.s.) como uma personalidade à frente de sua época e como alguém presente nas demais eras, mesmo após a sua partida. Milhares de ensinamentos e legados  estão disponíveis a todos que tenham interesse em conhecê-lo.

 

Alguns aforismos do Imam Ali (a.s.):

 

“A amargura deste mundo é a doçura do outro, enquanto a doçura deste mundo é a amargura do outro.”

 

“O homem se esconde sob sua língua.”

 

“As pessoas são inimigas do que não conhecem.”