Shaaban, como os meses de Rajab e o Ramadã, é um mês sagrado, cheio de grande importância na vida espiritual do crente. Uma das virtudes deste mês é que, ao seu final, entramos no mês do Ramadã, quando Deus nos abençoou com o Alcorão Sagrado. Além disso, nós também comemoramos, no dia 15 de Shaaban, o nascimento de Muhammad Ibn Hassan (a.s.), mais conhecido como Imam Mahdi (F).

Quem é esta pessoa? Qual é a sua importância para muitos colocarem suas esperanças nele?

É geralmente mencionado sob o título de Imam Al-Asr (“Imam da Época”) e Sahib az-Zaman (Senhor dos Tempos). Nascido em Samarrah, no Iraque (256 A.H. ou 868 d.C.), onde viveu sob os cuidados de seu pai, o Imam Hassan Al-Askari, até que este foi martirizado (260 A.H. ou 872 d.C.). Tornou-se então Imam e Comandante Divino. Para proteger-se da sanha assassina dos califas abássidas, ele se escondeu da visão pública. Poucos seguidores do xiismo duodecimano foram capazes de se encontrar com ele. O Imam (a.s.) só apareceu aos seus delegados e só em circunstâncias especiais.

O Imam Mahdi (F.) escolheu como seu delegado, primeiramente, ‘Uthman Ibn Said’ Al-Omari, um dos companheiros de seu pai e avô, que era seu confidente e amigo de confiança. Por meio deste delegado, o Imam respondia às perguntas e questões da comunidade. Depois de ‘Uthman, seu filho foi eleito delegado:  Muhammad ibn’ Uthman Al-Omari. Após a sua morte, o representante especial foi Abul Qasim Ibn Ruh Naubakhti Hussein, e quando ele morreu, foi nomeado Ali Ibn Muhammad Assimari. Poucos dias depois da morte de Ali ibn Muhammad Assimari, no ano de 329 A.H. (ou 939d.C.), foi divulgada uma mensagem do Imam Mahdi (F), na qual ele relatava que, em seis dias, seu emissário morreria e que, dali em diante, o Imam se esconderia, começando o seu “Grande Ocultamento” (Ghaybat al-Kubra). Este continua até os dias de hoje, esperando o Imam (F) que Deus lhe conceda permissão para se manifestar.

A ocultação do décimo segundo Imam, portanto, é dividida em duas partes: A Ocultação Menor (“Ghaybat-Sughra”), que começou no ano 260 A.H. (872 d.C.) e terminou o ano 329 A.H. (939 d.C.), durando quase 70 anos; e a segunda, que começou no ano 329 A.H. e vai continuar enquanto Deus quiser.Em um hadith, cuja autenticidade todos concordam, o Profeta (S) disse:

“Se restar ao mundo mais um dia de vida, Deus prolongará esse dia para enviar ao mundo um homem da minha comunidade e minha Casa. Seu nome será igual ao meu. Ele encherá a terra com equidade e justiça, da mesma forma que ela foi preenchida com a opressão e a tirania ”

A chegada do Imam Mahdi (F) dá firmeza aos corações dos crentes e cada pessoa irá mostrar a sua verdadeira natureza. Este é o significado das palavras do Profeta (S): “Bem-aventurados são aqueles que vivem na época da manifestação do Qa’im . Bem-aventurados aqueles que são seus fiéis seguidores, antes que a Revolução comece”. Sua chegada foi anunciada mais cedo pelos descendentes do Profeta Imaculado (S), que deu muita importância a este evento. Ele disse: “Quando o Imam Mahdi aparecer, todos serão informados de uma vez”

Este é o centro da esperança na Mensagem Islâmica na forma do Xiismo, que se torna concreta na medida em que cada homem e mulher aspire a chegar a uma estatura moral que os equilibre com os Nomes Divinos ao longo de suas vidas, transformando a nossa consciência e, portanto, as nossas sociedades. Este ideal de justiça e de liberdade foi definido na figura do Imam Mahdi (F). Por isso, quando nos concentramos em fazer frente ao mal, nos envolvemos num movimento sobre o qual o Profeta (S) disse: “A melhor ação é esperar pela sua aparição”. Então, o nosso planeta, ferido por causa da maldade e do legado de orgulho por si mesmo, vai sofrer uma metamorfose, entrando numa espiral de justiça e beleza e nós, seres humanos, daremos um passo importante na nossa evolução espiritual.

Parabéns a todos os muçulmanos e a todos aqueles que lutam no caminho da justiça em todo o mundo, por ocasião de mais um aniversário do nascimento do Imam Mahdi (que Allah apresse o seu desvelamento)
Oramos a Deus para que nos conceda a graça de nos encontrarmos entre os Seus fiéis seguidores e entre aqueles que, de acordo com as narrativas de Ahlul Bait (a.s.), orarão com Jesus (a.s.) sob a liderança do Imam Mahdi (F).