No décimo ano da Hégira, o Profeta do Islã (S) realizou seu último Hajj (peregrinação), o qual é conhecido como “Hajj da Despedida”. Nesta viagem, não apenas os habitantes de Medina, mas, também, milhares de muçulmanos de outros lugares da Península Arábica o acompanharam.

Depois que o Profeta (S) partiu de Meca a Medina, quando a caravana dos muçulmanos chegou a uma região próxima de Juhfa, o Arcanjo Gabriel desceu em um lugar denominado Ghadir Khum, trazendo a seguinte aleya (versículo) ao Profeta (S):

“Ó, Mensageiro! Transmite o que desceu a ti, procedente de teu Senhor! E, se não o fazes, será como se não houvesse transmitido nada de Sua mensagem e Deus não te protegerá das pessoas. Na verdade, Deus não guia as pessoas que não creem” (Alcorão, 5:67).

Esta aleya era um mandato divino em relação à designação do Imam Ali (a.s.) como Khalifa e sucessor do Profeta (S). Este mandato teve tanta importância que o Profeta (S) teve de cumpri-lo diante da presença de centenas de milhares de pessoas.

Desejamos a todos os muçulmanos sinceros um Eidul Ghadir pleno de graça!

Kil ‘am wa antom bikheir!