Primeiro dia de Muharram, primeiro dia de um novo ano islâmico, primeiro dia da lembrança da saga de um dos abençoados e infalíveis descendentes do Rassul’Allah. Hoje, tem início a rememoração da paixão de Hussein ibn Abi ibn Abu Talib (a.s), neto de Muhammad (S), aquele que levantou o estandarte soberano do Islã diante da corrupção e lutou pela Mensagem verdadeira de Allah (SWT), consignada no Livro Lúcido.

No dia de hoje, começam as sessões de recordação da Ashura, festival que marca o reavivamento anual dos valores mais dignos do Islã, sua luta e busca pela verdade, pela justiça, pela ética. Ashura não é apenas um encontro de lamento e de recordação, mas de reviver os valores mais caros aos muçulmanos e a todas as pessoas corretas e justas na terra. Hussein (a.s.), não é apenas um valor dos muçulmanos, mas foi, historicamente, incensado por líderes de outras religiões, como cristãos, judeus, hindus, budistas….

Hahatma Mohandas Gandhi, o grande líder hindu, pai da independência da Índia, afirmou: “Minha crença é que a evolução do Islã não depedeu do uso da espada por seus seguidores, mas foi resultado do supremo sacrifício de Hussein, o grande santo!”.

Convidamos, portanto, todos os irmãos e irmãs para que compareçam aos Majalis e aproveitem as lições que foram deixadas, generosamente, à humanidade, por esse grande herói e santo do Islã.