Na manhã deste domingo, dia 1º de Shawwal – 24 de maio – a comunidade islâmica de Curitiba reuniu-se na Mesquita Imam Ali (a.s.) para celebrar o Eidul Fitr, a festividade que marca o final do mês sagrado do Ramadã – o 9º mês do calendário lunar islâmico. Todos os procedimentos obedeceram de maneira rigorosa aos protocolos de segurança e sanitários, com o objetivo de reduzir os riscos de contágio pelo coronavírus.

Todos os participantes da celebração – clérigos e fieis – usaram máscaras; cada muçulmano levou seu próprio tapete de orações; evitaram-se toques de mão e beijos entre os homens – um costume entre os árabes, em especial em dias festivos. E até mesmo a refeição, ao final das orações, teve um número reduzido de participantes, para evitar aglomerações.

Em sua khutbe – homilia – o Seyed Amir Hashem destacou a grandeza de Allah, manifestada numa expressão usada habitualmente pelos muçulmanos: Allahu Akbar! – que significa “Deus é o maior”. Ele é o maior por sua bondade, generosidade, clemência e misericórdia. Em dado momento, Seyed Amir Hashem pergunta: “E, por que Allah nos criou?”. Em seguida, ele mesmo responde: “A não ser para louvar a Deus”.

Outra explicação importante dada por Sua Eminência foi a respeito do significado do termo “Eid”. Ele vem da mesma raiz da palavra que, em árabe, significa “retorno”. Ou seja, após um mês de purificação por meio do jejum, das súplicas e das orações, o muçulmano deve retornar ao estado de pureza original, agindo, ao longo de todo ano, com retidão e bom caráter.